02/08/2024 às 14h41min - Atualizada em 02/08/2024 às 14h41min
Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas recebe nota máxima em avaliação de reconhecimento pelo MEC
FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa - PUC Minas Poços de Caldas
Nota máxima atesta a excelência dos Cursos de Medicina ofertados pela PUC Minas. Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5
O Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas recebeu conceito máximo, nota 5, em avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores levaram em consideração a estrutura oferecida pelo Campus como laboratórios, consultórios e salas de aula, cenários de atuação dos alunos, além da estrutura utilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de Poços de Caldas. Também o projeto pedagógico e corpo docente do curso fizeram parte dos critérios analisados.
O reconhecimento é uma das etapas de um criterioso processo de avaliação iniciado em 2017, ainda antes da abertura do Curso de Medicina no Campus. Desde então, o Ministério da Educação realizou três processos de monitoramento e, em todas as ocasiões, incluindo a avaliação de abertura, o curso oferecido pelo Campus alcançou a nota máxima.
Para o Pró-reitor de Graduação da PUC Minas, Prof. Eugênio Batista Leite, a nota máxima de reconhecimento concedida pelo MEC confirma que a Universidade atende, em todos os projetos pedagógicos, às diretrizes nacionais. Graças a uma abordagem metodológica diferenciada para o desenvolvimento de competências e com uma articulação muito precisa.
“Em Poços de Caldas, os laboratórios são muito equipados, com o que há de mais moderno. A biblioteca dispõe de acervo atualizado e com acesso à base de dados científicos; o convênio com SUS local nos permite instalações hospitalares e ambulatoriais modernas para estágio dos nossos alunos, com professores que possuem uma ampla experiência clínica, de pesquisa e extensão”.
O coordenador do Curso de Medicina, Prof. Dr. Antônio Ângelo Rocha, afirma que o reconhecimento reflete um esforço coletivo que teve início há 11 anos. “O projeto começou em 2013, quando a Universidade se empenhou na criação de um Curso de Medicina que seria tão importante para Poços de Caldas. Um empenho que abrange Reitoria, Pró-reitorias, coordenação do Curso e de todos os professores e funcionários. Um trabalho árduo, com muito sacrifício com o objetivo de oferecer um curso de excelência, muito bem avaliado em todos os quesitos e com muito reconhecimento perante a sociedade, o MEC e os profissionais de saúde de todo o Brasil. Um momento de muita felicidade que coroa o esforço realizado por toda a Universidade.”
De acordo com o Pró-Reitor Adjunto do Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, obter a nota máxima é de extrema importância não somente para os alunos, mas também para a comunidade. “Isso enfatiza o ensino de excelência que oferecemos. Quem ganha é a sociedade, com profissionais qualificados e competentes para cuidar de quem mais precisa nas horas mais delicadas. Essa é uma premissa que temos e que fazemos questão de reforçar com nossos alunos, que possuem um contato direto com a população por meio dos diversos atendimentos que realizam em inúmeras unidades de saúde em Poços de Caldas. O conceito máximo dado pelo MEC nos demonstra que o árduo trabalho de todos tem trazido os resultados esperados.”
O Campus Poços de Caldas oferece o Curso de Medicina desde 2017 e já formou duas turmas. O curso tem duração de 12 semestres em período integral, com oferta de vagas semestrais para a formação de novas turmas.
Conceito máximo no Campus Contagem
O reconhecimento do Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas com nota máxima atesta a excelência da PUC Minas, já que os cursos ofertados nos campi Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.
Em abril deste ano, o Curso de graduação em Medicina ofertado no Campus Contagem também recebeu nota 5, conceito máximo, na avaliação de reconhecimento conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado, projeto pedagógico arrojado, infraestrutura e laboratórios de ponta, inovação em projetos e políticas acadêmicas, refletem a nota 5 do curso.
Em 2017, o Curso de Medicina oferecido no Campus Betim também recebeu a nota 5 em avaliação de reconhecimento do MEC.