09/06/2021 às 16h23min - Atualizada em 09/06/2021 às 16h23min

Jejum intermitente

Dra. Camila Beltrame - dracamila.beltrame@yahoo.com
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
O que é e como fazer?   -   Parte 1

Olá queridos leitores do Portal Brand-News. Vamos conversar hoje sobre jejum intermitente?
Você já ouviu falar sobre? Conhece alguém que já praticou?
 
Jejum intermitente é uma técnica nutricional que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. Podemos relacionar vários objetivos dessa técnica: redução da gordura corporal e dos riscos de doenças cardíacas e câncer; proteção contra doenças relacionadas à idade e ao envelhecimento; proteção contra quadros de doenças neurodegenerativas como demências; favorece maior disposição; melhora a clareza mental; controla níveis de insulina e glicemia; além de favorecer a longevidade.
Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água, café e chás - todos sem adoçar. O método, no entanto, não é indicado para todas as pessoas e pode trazer problemas quando feito sem a orientação adequada.
 
Se você está interessado em fazer, aqui seguem algumas considerações:
 
- A primeira coisa IMPORTANTE a ser dita é: antes de iniciar a técnica é ideal que seja feita uma consulta para saber como anda a sua saúde.
- Não se iluda que será fácil no início... NÃO É! O corpo tende a sentir MUITA fome nas primeiras tentativas - resista e invista em água.
- Quanto menos açúcar e carboidrato simples (massas, pães, tapiocas, bolos, biscoitos e bolachas, doces, excesso de fruta, refrigerantes) você comer, melhor e mais fácil será.
 
Seguem algumas técnicas da prática do jejum:
 
- Jejum de 12 horas: indicado para quem quer começar. Exemplo: última refeição às 20h e novamente às 8 da manhã.
- Jejum de 14 horas: aqui a janela para você se alimentar durará apenas 10 horas.
- Jejum de 16 horas: ficando mais apertadinho o tempo para fazer as refeições com qualidade! Nesse modo, por exemplo, você pode jantar às 21h e voltar a comer às 13h do outro dia. Pode ser realizado todos os dias.
- Jejum de 24 horas: um dia inteiro de boca fechada! Permitido somente o mantra: água, café e chá sem adoçar. Indicado para já praticantes. Pode ser feito, no máximo, de 1 a 2 x na semana.
 
Nem todas as pessoas podem praticar o jejum. Existem orientações ESSENCIAIS para a prática correta da técnica. Procure AJUDA PROFISSIONAL!
 
Gostou do tema? Quer sugerir o próximo? Conta pra gente.
Boa semana e até a próxima.
 









 

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