26/07/2024 às 14h48min - Atualizada em 26/07/2024 às 14h48min
NOTAS RÁPIDAS – 26/07
JOVEM COM PIOR DOR DO MUNDO TEM ALTA; POR ORA ELA DESISTIU DA EUTANÁSIA
A jovem, que tem a pior dor do mundo, teve alta médica após controlar as dores e se prepara agora para uma cirurgia. Ela já fala com otimismo sobre o futuro e, por ora, abandonou a ideia de eutanásia. A informação foi divulgada por ela mesma em uma live nas redes sociais.
No sábado, dia 27, Carol Arruda, de 27 anos, deverá fazer a cirurgia. Ela será internada nesta sexta-feira (26) para se preparar para o implante dos neuroestimuladores, que devem bloquear a passagem de dor até o cérebro.
Com dores dilacerantes causadas pela neralgia do trigêmeo, Carol conquistou seguidores que torcem por sua recuperação. O médico Carlos Marcelo de Barros, diretor clínico da Santa Casa de Alfenas (MG) e presidente da Sociedade Brasileira para os Estudos da Dor (SBED), ofereceu de graça tratamento na Clínica da Dor.
Leia mais em www.sonoticiaboa.com.br
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboaoficial
NOVA FÁBRICA INTELIGENTE DA XIAOMI OPERARÁ 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, SEM PESSOAS, E PRODUZIRÁ 1 SMARTPHONE POR SEGUNDO
A Xiaomi anunciou o lançamento de um novo complexo de produção de nova geração que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem NENHUMA intervenção humana para produzir smartphones.
Esta fábrica de ponta, localizada no distrito de Changping, em Pequim, é dedicada à produção de smartphones e representa um verdadeiro avanço na tecnologia de manufatura. É uma chamada “fábrica escura”, onde todos os processos são totalmente automatizados.
A qualidade dos produtos na fábrica é monitorada por máquinas inteligentes desenvolvidas por especialistas da Xiaomi. Graças a um alto nível de automação, a empresa é capaz de produzir um smartphone a cada segundo. Se operada continuamente por um ano, a capacidade de produção potencial pode chegar a impressionantes 31,5 milhões de smartphones.
FONTE: Diego Almeida - @diegoalmeida.ia
LENÇÓIS MARANHENSES SÃO OFICIALMENTE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, oficialmente, Patrimônio Natural da Humanidade.
A declaração foi feita pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em cerimônia de avaliação realizada nesta sexta-feira (26), em Nova Déli, na Índia.
Com uma área de 155 mil hectares, os Lençóis estão inseridos em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. O local é considerado um dos mais bonitos do mundo, com areia branca e lagos de águas pluviais.
O selo da UNESCO foi dado porque os Lençóis Maranhenses cumpriram todos os requisitos ao título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
Dentre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo.
Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses foi o único representante do Brasil na lista. Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, os Lençóis devem receber ainda mais atenção para a prevenção de seus recursos naturais e biodiversidade.
Saiba mais sobre essa conquista no #g1
FONTE: Portal G1 - @portalg1
POR QUE VOCÊ NÃO DEVE BEBER SEMPRE O MESMO VINHO
Você tem um preferido que não sai das suas taças? O brasileiro tem! Segundo a Embrapa, mesmo com mais pessoas no país bebendo vinho nos últimos anos, 89% das variedades consumidas em território nacional são compostas por Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot.
Porém, estudos indicam que existem cerca de 11 mil variedades de uvas vitis viníferas mundo afora. E, segundo o colunista Stêvão Clós Limana (@stevaolimana), é praticamente impossível experimentar todos os tipos existentes, mas vale a pena arriscar.
"Tente experimentar o maior número de diferentes tipos de vinhos possíveis, afinal, como você vai ganhar novas paixões na sua taça sem conhecer novas possibilidades?".
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
EXAME PODE PREVER CÂNCER E OUTRAS 66 DOENÇAS DEZ ANOS ANTES DO DIAGNÓSTICO
Um estudo publicado nesta semana mostra que um novo exame de sangue pode prever o desenvolvimento de câncer e outras 66 doenças até 10 anos antes do diagnóstico.
A descoberta, divulgada na Nature Medicine, foi realizada a partir da análise de milhares de proteínas presentes no sangue.
De acordo com os pesquisadores, essas proteínas têm capacidade de prever o início de doenças como mieloma múltiplo, linfoma não-Hodgkin, doença do neurônio motor, fibrose pulmonar e cardiomiopatia dilatada, além de doenças raras.
Saiba mais no link da bio.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
MANSÃO MAIS CARA DO BRASIL É VENDIDA POR R$ 220 MILHÕES
Você já se perguntou quanto custa a casa mais cara do Brasil? A gente te conta: R$ 220 milhões. Esse é preço pelo qual uma mansão que fica no Jardim Pernambuco, condomínio na área mais valorizada do bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, foi anunciada em 2019 - e, de acordo com especialistas ouvidos pelo Portal G1, não existe imóvel mais caro no país.
A casa foi vendida pra uma construtora, que deve dividir o terreno de 11.200 m2 para dar origem a pelo menos outras 10 casas de altíssimo padrão. Mas a residência original deve ser preservada e também vai poder ser revendida, caso alguém se interesse.
Além dos jardins, varandas e terraços, a mansão tem 5 salões, 3 lavabos, sala de jantar, 10 banheiros, biblioteca, cinema, sótão, piscina, sauna, ateliê e elevador. E, claro, um heliponto e um estacionamento coberto para 4 carros e outras 12 vagas descobertas.
Para saber mais detalhes sobre a mansão, assista ao vídeo do Túlio Mello (@mellotulio) e leia a matéria completa em www.g1.com.br.
FONTE: Portal G1 - @portalg1
NOVA GERAÇÃO DO COROLLA CHEGA EM 2026 E TERÁ VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN
O lançamento do novo Toyota Corolla está previsto para 2026, e as primeiras informações já começam a vazar na imprensa internacional.
Segundo o site japonês Best Car, a 13ª geração do veículo vai adotar a nova família de motores à combustão que a Toyota está desenvolvendo, além de estrear a primeira versão híbrida plug-in (PHEV), que promete autonomia de até 2.100 km com um único tanque.
Outro detalhe é que as novidades chegarão não só para o sedã, como também para as versões hatchback, perua e até para o SUV Corolla Cross.
Saiba mais no link do bio.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
SP PODE FICAR ATÉ 6ºC MAIS QUENTE E TER ONDAS DE CALOR DE 150 DIAS ATÉ 2050, DIZ ESTUDO
Até 2050, regiões do estado de São Paulo podem ficar até 6ºC mais quentes e as ondas de calor podem ocorrer por mais de 150 dias consecutivos em algumas partes de SP. Os dados foram projetados por pesquisadores da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Instituto Geológico.
O estudo foi realizado em 2020 e divulgado nesta quinta-feira (25) pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), que cobra investimentos em pesquisa e medidas do governo para reverter o cenário de elevação térmica previsto.
Em todos os cenários analisados, há previsão de aquecimento da atmosfera, que deve ser menor nas regiões litorâneas, devido às influências do oceano. O calor mais intenso poderá ser mais facilmente sentido na faixa noroeste do estado, por estar mais longe do Atlântico.
Leia mais sobre o estudo no link da bio.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
O QUE SÃO PHRYGES, MASCOTES DE PARIS 2024 INSPIRADAS NA REVOLUÇÃO FRANCESA
O gorro frígio (uma espécie de touca), símbolo dos Jogos deste ano, é um dos emblemas mais representativos da Revolução Francesa. O rosto dos Jogos Paralímpicos é outro chapéu idêntico, mas com perna protética.
“Mais do que um animal, escolhemos um ideal, símbolo muito forte da República Francesa. Para os franceses, é um objeto muito conhecido e é um símbolo de liberdade”, disse o presidente do Comitê Organizador Paris 2024, Tony Estanguet.
O gorro é originário da região de Turquia e, durante o Império Romano, uma versão semelhante foi usada para libertar escravizados
"Durante a revolução francesa, a partir de um determinado momento e no calor do rumo que os acontecimentos tomaram, passou a simbolizar republicanismo”, acrescentou o historiador espanhol Sergio Sánchez Collantes, da Universidade de Burgos.
Mas o chapéu vermelho não se limitou à França, atravessou o Atlântico no início do século 19 e foi incorporado nos processos de independência latino-americanos pelos libertadores.
Leia a reportagem completa sobre essa história no link da bio @BBCBrasil.
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil