09/06/2021 às 15h56min - Atualizada em 09/06/2021 às 15h56min

Concurso Literário Estudantil Flipoços 2021 recebeu mais de 70 desenhos e 40 redações

FONTE E FOTO: Rose Lino - GSC Eventos Especiais
Tadeu Rodrigues, um dos jurados do concurso
,
Os jurados convidados estão avaliando os trabalhos recebidos
 
Lançado em 1º de março, o Concurso Literário Estudantil, que integra a programação do 16º Flipoços, mostrou mais uma vez o grande interesse de estudantes, famílias e educadores na participação de um evento que estimula a criatividade. Foram convidadas escolas públicas e particulares e inscritas 47 redações e 71 desenhos, entre estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. O Concurso é uma atividade que incentiva a produção de textos e de desenhos, e trouxe neste momento de pandemia motivação para os alunos que puderam realizar em casa os trabalhos. As inscrições encerraram-se no dia 31 de maio.
 
Todos os trabalhos já estão com a comissão julgadora, formada por especialistas, educadores e escritores. Na Categoria Desenho, a Comissão é composta pela artista plástica Pamela Mira e por Giovanni Ribeiro Dias, bacharel e Licenciado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Mestre em Semiologia da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP e representante da Secretaria Municipal de Educação; a Categoria Redação é formada pelo escritor e advogado Tadeu Rodrigues e Sergio Montero, Mestre em Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela USP.
Para o escritor e advogado Tadeu Rodrigues, é possível perceber a interação entre os estudantes que participam do Concurso. "A cada ano percebo que os estudantes conversam entre si sobre suas participações e como podem melhorar ainda mais seus textos, é evidente a influência do hábito da leitura na escrita. Nos trabalhos deste ano vejo uma maturidade na abordagem do tema, imaginação e ousadia nos poemas, qualidade que nos surpreende a cada edição do Concurso no Flipoços".
 
A produção é ainda um incentivo aos estudos e à descoberta de novos assuntos. O tema proposto foi o mesmo do Flipoços deste ano: “Literatura, Design e Tecnologia: a nova década em suas mãos”, assunto atual e que instiga o aprendizado. O tema sugere refletir sobre como a tecnologia vai impactar ainda mais na vida das pessoas e qual o papel da literatura na Cultura e no desenvolvimento humano.
 
Os três primeiros lugares em cada categoria receberão um Amazon Kindle, os segundos colocados um kit TAG e os terceiros colocados, um livro. A entrega ocorrerá na solenidade de premiação, dia 24 de julho, durante a programação do Flipoços. Os estudantes classificados receberão ainda um certificado de participação.
 
A temática do Flipoços Virtual 2021 conta com o Patrocínio master DME (Departamento Municipal de Eletricidade), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Estadual. Patrocínio Cultural Transtassi, Kindle Amazon. Realização GSC Eventos Especiais, apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e parceria Livraria Oficial Martins Fontes Paulista.
Acompanhe as novidades e programação nas redes sociais e no site www.flipocos.com.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp