23/07/2024 às 15h21min - Atualizada em 23/07/2024 às 15h21min
NOTAS RÁPIDAS – 23/07
NOVAS REGRAS DO PIX: BC ATUALIZA NORMAS DO PIX E DEFINE DATA PARA LANÇAMENTO DA MODALIDADE AUTOMÁTICA
O Banco Central atualizou as regras gerais de transações diárias via Pix e estabeleceu o dia 16 de junho de 2025 como data para lançamento do Pix Automático ao público.
Com o intuito de aumentar a segurança para as transações, a autoridade monetária estabeleceu que as primeiras transferências pela modalidade, por meio de dispositivo de acesso não cadastrado (smartphones e computadores), poderá seguir ocorrendo somente para transações até R$ 200,00, desde que o limite diário não ultrapasse R$ 1 mil. Para transações fora destes limites, o dispositivo de acesso deverá ter sido previamente cadastrado pelo cliente.
Já o Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes, uma espécie de débito automático em conta, para faturas. As instituições financeiras deverão oferecer obrigatoriamente na data estabelecida a nova funcionalidade para todos os usuários do Pix.
Para saber mais acesse o link na bio.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
CASTANHA-DO-PARÁ: APENAS UMA UNIDADE AO DIA AJUDA NA PREVENÇÃO DE ALZHEIMER E OUTRAS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que consumir apenas uma castanha-do-Pará por dia pode compensar a falta de selênio em idosos com comprometimento cognitivo leve.
Os resultados mostraram melhorias significativas em funções cognitivas, como fluência verbal e práxis construtiva. Esta última envolve habilidades motoras, atenção, compreensão da linguagem e conhecimento numérico.
Para ter mais notícias como essas, visite o blog saaudeee.com e siga no Instagram @saaudeeoficial
FONTE: Estadão - @estadao
ESTUDO DA NASA APONTA QUE BRASIL PODERÁ SE TORNAR INABITÁVEL EM 50 ANOS
Um estudo realizado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa revelou que cinco regiões no planeta poderão se tornar inabitáveis em 50 anos, e uma delas engloba o Brasil. Segundo a pesquisa, as áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil serão as mais afetadas, onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana.
O estudo, publicado na revista científica Science Advances, mapeou as regiões com base em dados de satélite. As áreas mais afetadas em todo o planeta são o Sul da Ásia, o Golfo Pérsico, o Mar Vermelho, e os países China e Brasil. Além dessas regiões inabitáveis, a pesquisa apontou que alguns locais já não permitirão a formação de vida no mesmo período.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
OLIMPÍADAS DE PARIS: REVISTA AMERICANA PREVÊ QUE BRASIL DEVE CONQUISTAR 22 MEDALHAS
Uma das mais tradicionais revistas americanas, a Sport Illustrated divulgou uma lista com previsões de medalha nas Olimpíadas de Paris 2024. Segundo a publicação, o Brasil deve garantir 22 medalhas - 5 de ouro, 8 de prata e 9 de bronze -, somente uma a mais em comparação aos Jogos em Tóquio. Em 2020, a delegação brasileira conquistou 21 medalhas (sete de ouro, seis de prata e oito de bronze).
Agora, a SI aposta que Bia Ferreira (boxe), Rayssa Leal (skate/street), Gabriel Medina (surfe), Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia) e a seleção masculina de vôlei devem conquistar o ouro.
Vale ressaltar que a última equipe quase não foi classificada para os Jogos e, portanto, deve ter dificuldade em chegar ao pódio.
Além disso, uma das maiores apostas para o ouro, Rebeca Andrade, também ficou de fora da lista. A revista aposta que a ginasta deve conquistar três medalhas de prata, enquanto destaca a ginasta do próprio país: a SI acredita que Simone Biles deve conquistar o ouro em três das quatro categorias que Andrade disputará.
Veja a lista completa em #EXAME. Link na bio
FONTE: Exame - @exame FILME “AINDA ESTOU AQUI”, COM FERNANDA TORRES, FERNANDA MONTENEGRO E SELTON MELLO, VAI DISPUTAR FESTIVAL DE VENEZA
O Festival de Cinema de Veneza anunciou, na manhã desta terça-feira (23), que o filme "Ainda Estou Aqui", do diretor brasileiro Walter Salles, foi selecionado para a competição principal do evento, um dos mais importantes do mundo.
Estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, "Ainda Estou Aqui" é o primeiro filme original a ser lançado pelo Globo Play. A exibição em Veneza marca a estreia mundial do longa, que será exibido ainda no festival de Toronto, no Canadá.
O longa é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua mãe, Eunice Paiva. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro farão o papel de Eunice em diferentes idades, enquanto Selton Mello deve interpretar Rubens, marido da personagem.
FONTE: Globo News - @globonews