12/07/2024 às 14h12min - Atualizada em 12/07/2024 às 14h12min

Trem do Pampa chega para impulsionar turismo na região da Campanha Gaúcha

FONTE: Lucinara Masiero - [email protected] - FOTOS: Flow Films

 
Operado pela Giordani Turismo, passeio entra em movimento dia 20 de julho, saindo da Estação de Santana do Livramento, com parada para visita e degustação na Vinícola Almadén
 
A Campanha Gaúcha é historicamente conhecida pelo seu tradicionalismo, pela forte agropecuária e, mais recentemente, pelo enoturismo. Como a segunda maior região produtora de vinhos finos do país e ostentando Indicação de Procedência, o destino brinda a chegada de um novo e importante investimento. É o Trem do Pampa, que sai da Estação de Santana do Livramento com parada na Estação de Palomas, totalizando 20 km.
 
A novidade promete agitar o turismo do vinho, que avança no local. Operado pela Giordani Turismo, o trem tem atrações artístico-culturais e degustação de vinhos a bordo dos vagões, além de parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén, uma das unidades da Miolo Wine Group. O passeio tem 3h de duração, sendo 1h10min no trem, com saídas aos sábados.
 
O passeio, aberto ao público a partir de 20 de julho, é realizado por uma locomotiva e dois vagões batizados com os nomes de Tannat e Cabernet, castas emblemáticas da região. A proposta promete aguçar os sentidos dos turistas com apresentações artísticas dentro dos vagões, além de parada na vinícola para visitação e degustação de vinhos e espumantes Almadén, elaborados com uvas viníferas cultivadas nos vinhedos mais antigos do Brasil. Dos 1.200 hectares da propriedade, 450 têm vinhedos próprios em espaldeira, todos mapeados. São 138 parcelas, das quais 111 estão em produção. Destas, a empresa preserva a história de 150 hectares com vinhas de quase 45 anos. Das 25 castas hoje cultivadas, surgem 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé). Também é de lá o Miolo Single Vineyard Cabernet Franc com IP Campanha Gaúcha e o Miolo Vinhas Velhas Tannat, ícone da unidade - um dos Sete Lendários da Miolo. Anualmente, durante a safra de pouco mais de dois meses, são produzidos aproximadamente 4,3 milhões de quilos de uvas, uma operação que gera mais de 400 empregos.
 
De Bento Gonçalves para Santana do Livramento, a Giordani Turismo emprega toda sua expertise neste tipo de operação. Com 28 anos de experiência no ramo, operando a Maria Fumaça - o Trem do Vinho -, que sai de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi e Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, num trajeto de 23 km entre vales e montanhas, a empresa acelera e estaciona na Campanha Gaúcha como grande parceiro de fomento ao turismo local. Nos trilhos do desenvolvimento, a região deverá ganhar velocidade no setor, atraindo a atenção dos visitantes que buscam novas experiências em torno da cultura regional e do vinho.
 
O Trem do Pampa opera com um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Marcopolo Rail, garantindo conforto e segurança para até 100 passageiros por viagem, com eficiência e respeito ao meio ambiente. Os ingressos estão à venda por R$ 135, incluindo viagem de ida e volta, degustação a bordo e visita à Vinícola Almadén. A atração tem autorização da ANTT.
 
SERVIÇO
O que? Trem do Pampa
Onde? Santana do Livramento
Quando? Aos sábados
Valor: R$ 135 por pessoa (Crianças até 5 anos, no colo, não pagam. Moradores de Santana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação)
Pontos de venda: Estação de Santana do Livramento (Rua Tenente Aníbal Benévolo, 198 - Centro), Central de Vendas (54) 3965.0088 ou no site www.tremdopampars.com.br
O que está incluso? Passeio no Trem do Pampa, apresentações artístico-culturais, degustação de vinho a bordo do trem, visita e degustação na Vinícola Almadén, transfer rodoviário entre a Estação Santana do Livramento e a de Palomas, visita ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da Miolo Wine Group.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.