05/07/2024 às 16h31min - Atualizada em 05/07/2024 às 16h31min

NOTAS RÁPIDAS – 05/07

ESTUDO EXPLICA POR QUE ALGUMAS PESSOAS TIVERAM COVID-19 E OUTRAS NÃO
 
Provavelmente você conhece alguém que conseguiu passar ileso à Covid-19, mesmo depois de ter sido exposto ao vírus. Essa foi uma das principais questões na pandemia: por que algumas pessoas escapavam da Covid, enquanto outras contraíam o vírus várias vezes. A ciência tem uma resposta.
Um estudo feito em colaboração entre o University College London, o Wellcome Sanger Institute e o Imperial College London, no Reino Unido, identificou um gene específico, chamado HLA-DQA2, que pode ter protegido pessoas que não contraíram a doença.
Na pesquisa, foi possível ver que esse gene foi expresso (ativado para produzir uma proteína) em um nível muito mais alto nos voluntários que não desenvolveram uma infecção sustentada e, portanto, poderia ser usado como um marcador de proteção.
Para entender como o estudo foi feito e saber mais sobre o resultado, acesse #g1.
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
FRONHA NÃO TROCADA APÓS UMA SEMANA ACUMULA MAIS BACTÉRIAS QUE ASSENTO DE VASO SANITÁRIO
 
Com qual frequência você costuma trocar suas roupas de cama? Um estudo recente conduzido por uma empresa fabricante de colchões nos Estados Unidos revelou que uma semana pode ser suficiente para que as fronhas acumulem uma quantidade absurdamente maior de bactérias do que a encontrada em um assento de vaso sanitário.
Foram analisados fronhas e lençóis mantidos na cama por períodos que variavam de uma a quatro semanas. As fronhas com mais de uma semana tinham 3 milhões de UFC (unidades formadoras de colônias), uma medida usada para estimar o número de bactérias. Esse número representa 17,4 mil vezes mais do que o encontrado em uma tampa de privada (172 UFC). Lençóis com uma semana de uso tinham 5 milhões de UFC - 24,6 vezes mais do que uma porta de banheiro (203 UFC). Quando usadas por quatro semanas consecutivas sem serem trocadas, as fronhas acumularam quase 12 milhões de UFC - 39 vezes mais do que há em um pote de ração para animais domésticos.
Leia mais em R7.com.
 
FONTE: Portal R7 - @portalr7
 
 
NA ELI LILLY, UMA NOVA ESPERANÇA CONTRA O ALZHEIMER MAIS PERTO DE CHEGAR ÀS PRATELEIRAS
 
ESPERANÇA CONTRA O ALZHEIMER - A esperança por um tratamento para o Alzheimer deu um passo importante nesta semana. Após meses de expectativa - e muita polêmica -, a Food and Drug Administration (FDA, a Anvisa dos Estados Unidos) aprovou uma nova droga para a doença, desenvolvida pela Eli Lilly.
Sob a marca Kisunla, a substância, chamado donanemab, deve chegar às prateleiras nos próximos meses. O medicamento funciona atuando na placa amiloide, uma proteína que se acumula no cérebro dos pacientes com Alzheimer e leva à morte de neurônios.
Não se trata de uma cura, mas de uma substância capaz de desacelerar o ritmo de declínio cognitivo em pacientes diagnosticados nos estágios iniciais da doença.
O efeito é modesto, mas poderoso em relação às alternativas disponíveis até o momento. Na fase 3 dos ensaios feitos pela Lilly, o Kisunla teve efeito em 35% dos pacientes. O declínio cognitivo desacelerou cerca de 4 meses e meia a até 7 meses e meio ao longo de 18 meses naqueles que receberam donanemab em comparação com aqueles que receberam placebo.
Quase metade dos que receberam donanemab permaneceu no mesmo nível cognitivo um ano após o início do estudo, em comparação com 29% dos que receberam placebo.
Veja a matéria completa no link da bio.
 
FONTE: Exame - @exame
 
 
TREM NO RS LEVA PÚBLICO PARA CONHECER VINÍCOLA NA FRONTEIRA COM URUGUAI
 
A partir de 20 de julho será possível sair de trem de Sant’Anna do Livramento (RS) e chegar até a Vinícola Almadén (@vinicola.almaden), que faz fronteira com Rivera, no Uruguai.
Com aproximadamente três horas de passeio e capacidade para 100 pessoas, o trem percorrerá um trajeto de 20 quilômetros, aos sábados, pelas paisagens gaúchas do Cerro de Palomas.
A visita na vinícola terá duração de cerca de uma hora. Lá, estarão à disposição dos passageiros degustações de vinhos, apresentação com guia sobre a história do local, visita ao museu do vinhedo, a possibilidade de ver como ocorre a produção das bebidas e conhecer a estrutura local. O pacote custa R$ 135 por pessoa.
Saiba mais no link da bio.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
RS: ATÉ 92% DOS EMPREGOS FORAM AFETADOS NOS MUNICÍPIOS MAIS ATINGIDOS PELAS ENCHENTES
 
Nos municípios do Rio Grande do Sul (RS) mais prejudicados pela tragédia climática ocorrida no final de abril, até 92% dos postos de trabalho foram afetados, segundo estimativa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (3).
A estimativa considerou Eldorado do Sul, Roca Sales e Muçum. Também foi destacado o impacto nos estabelecimentos privados destes municípios. Até 82% deles foram prejudicados.
No caso da capital do estado, Porto Alegre, pelo menos 27% dos estabelecimentos e 38% dos postos de trabalho foram diretamente atingidos.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
IRMÃS IDOSAS BATEM RECORDE MUNDIAL: JUNTAS ELAS SOMAM MAIS DE 570 ANOS
 
O Guinness World Records deu um recorde mundial para seis irmãs idosas: juntas elas somam mais de 570 anos! A mais velha tem 101 anos e a caçula está com 88. Elas posaram para uma foto com camisetas que mostram a ordem em que nasceram.
Para uma delas, o que as manteve tão bem foram a união e os valores familiares.
Moradoras do Missouri, nos Estados Unidos, as irmãs nasceram na família Overall, em Farmington. As idosas são Norma Jacob, de 101 anos, Lorene Kollmeyer, de 98, Maxine Cole, de 97, Doris Griffith, de 94, Margaret Norton, de 90, e Elma Jennings, de 88. As idades delas foram verificadas pelo Guinness World Records depois de uma criteriosa análise de mais de 100 documentos.
 
FONTE: Portal R7 - @portalr7
 
 
MUSEU COM “ASAS” ABRIRÁ EM ABU DHABI EM 2025
 
O Museu Nacional Zayed, com previsão de inauguração para 2025, tem um projeto de arquitetura que vai muito além da estética. Suas estruturas de aço em formato de asas funcionarão como “chaminés” térmicas sustentáveis.
O calor no topo das torres "puxará" o ar quente para fora do museu, resfriando seu interior. Também para ventilar o prédio, o ar fresco do exterior será "puxado" por tubos de resfriamento subterrâneos e, em seguida, liberado no saguão principal.
A construção funcionará como um memorial do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente e um dos arquitetos dos Emirados Árabes Unidos. No acervo, ficarão expostos objetos que contam a história da região.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
AUDIÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SUS ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA
 
A Câmara de Poços realizou nesta sexta-feira (05), audiência pública para apresentação de Relatório de Gestão do SUS referente ao 1º quadrimestre de 2024. Durante o encontro, o Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, prestou contas aos vereadores e à população sobre recursos da área.
A audiência acontece a cada quatro meses, atendendo ao que estabelece a Lei Complementar Federal n. 141/12. A norma dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos na área da saúde, estabelecendo, ainda, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas.
O encontro foi transmitido pelo YouTube e o conteúdo pode ser acessado no canal da Câmara.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.