03/07/2024 às 15h23min - Atualizada em 03/07/2024 às 15h23min
Ainda há vagas para as próximas temporadas de julho no Paiol Grande
FONTE: Silvia Rossetto - [email protected] - FOTO: Divulgação
A chegada para a primeira temporada de julho foi embaixo de uma chuva leve, nada que interferisse na animação dos acampantes
A primeira temporada de férias começou com sucesso esta semana e ainda dá tempo de garantir vaga para as próximas, com início nos dias 10 e 20 de julho
Neste inverno o tema das férias no Acampamento Paiol Grande é o Universo. A primeira temporada está acontecendo agora, mas ainda há vagas para as temporadas que começam nos dias 10 e 20 de julho. Esta é uma opção saudável, divertida e segura crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade para as férias escolares. O clima de montanha, a natureza e o ar puro são grandes atrativos da região em que está o Acampamento. Ele fica em uma área de proteção ambiental, com cerca de 25 hectares, no município de São Bento do Sapucaí, cidade vizinha da famosa Campos do Jordão, a cerca de 200km da capital paulista.
O Acampamento Paiol Grande é o mais antigo acampamento educativo de férias do Brasil e o único sem fins lucrativos, mantido por uma Fundação, sem ligação com igreja ou política. A renda obtida nas temporadas de férias e programação para escolas é toda revertida para a manutenção do espaço e para ações sociais diversas. A filosofia do acampamento, que está prestes a completar 80 anos, é o educação brincando. Por isso as crianças e adolescentes têm programação de jogos, atividades e oficinas desde a hora em que acordam até quando vão dormir.
Estes 'paioleiros', como são chamados, chegam de diversos estados brasileiros, para uma semana de imersão na natureza, longe de celulares ou tablets. Nas férias de julho, as temporadas são de sete ou oito dias de duração. A equipe de monitoria tem treinamento constante e muitos deles são ex-acampantes que se apaixonaram pelo clima do Paiol. O local possui infraestrutura completa para receber com segurança e conforto até 220 acampantes em cada temporada.
Ao longo do dia são oferecidas cinco refeições, incluindo lanches à tarde e à noite. Café da manhã, almoço e jantar acontecem geralmente no refeitório e todos podem se servir à vontade. Os pais não precisam se preocupar com relação à alimentação, além da comida ser muito saudável - parte dos alimentos é cultivada no próprio acampamento - os monitores estão sempre atentos para garantir que todos comam bem.
O tema neste julho é o Universo, ele serve como um guia para as temporadas como uma linha do tempo, costurando as atividades. São realizados jogos, oficinas e desafios baseados nesta ideia central, que além de desenvolver novas habilidades, também trabalham valores de cooperação, simplicidade e trabalho em equipe. Junto com as informações específicas da temporada, os paioleiros recebem também a lista de quais serão os jantares temáticos, em que todos se vestem de acordo com a proposta da noite. Não é preciso nada elaborado e muitos improvisam lá mesmo no acampamento sua caracterização.
Para dormir, as acomodações são separadas por faixa etária e gênero. Seguindo a filosofia de trabalhar os valores, a colaboração e a autonomia dos participantes, nos chalés, cada um é responsável por seus objetos pessoais, organização de sua cama e armário. A organização do espaço comum é uma responsabilidade compartilhada por todos. Todos os grupos são acompanhados por monitores especializados no trabalho com cada faixa etária. Esta equipe é treinada para garantir uma experiência única.
O Acampamento Paiol Grande é o mais antigo acampamento educativo de férias em atividade do Brasil, fundado em 1946 e, há mais de 60, tendo se tornado uma fundação sem fins lucrativos: o único acampamento brasileiro com essa característica. Além de diversos projetos sociais conduzidos ao longo do ano e de temporadas para instituições assistenciais, em todas as temporadas de férias o Paiol disponibiliza um percentual de inscrições solidárias.
Todo o valor das inscrições para as férias, além dos custos da temporada, é revertido a manutenção do local e à participação social. A Fundação Paiol Grande é uma entidade não religiosa, não governamental e apartidária, que promove ações para a comunidade de seu entorno e para entidades assistenciais, como a AACD e o Instituto Beaba.
Mais informações e inscrições pelo site www.acampamentopaiolgrande.com.br