21/06/2024 às 14h08min - Atualizada em 21/06/2024 às 14h08min

UNIFAL-MG vai oferecer testes diagnósticos em Genética Humana pelo SUS para a população de Alfenas e região

FONTE: Diretoria de Comunicação Social - [email protected] - FOTO: Ivanei Salgado/Dicom
A iniciativa da parceria foi liderada pelo prof. Maurício Gamero, na foto ladeado pelo Reitor Sandro Cerveira e prefeito Fábio Florêncio
 
Testes citogenéticos são fundamentais para diagnóstico precoce de condições ou doenças genéticas
 
A partir deste mês, a UNIFAL-MG, por meio do Laboratório de Genética Humana, vai oferecer testes diagnósticos citogenéticos pelo SUS. A iniciativa é uma parceria da Universidade com a Prefeitura de Alfenas. O acordo para prestação do serviço foi formalizado, no dia 18 de junho, com assinatura do termo de convênio pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e pelo prefeito Fábio Marques Florêncio.
 
O serviço, liderado pelo professor Mauricio Castro Gamero, docente do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) e coordenador do serviço de diagnóstico citogenético, permite o atendimento de demandas por testes de cariótipo, responsáveis pelo estudo dos cromossomos presentes nas células humanas. Conforme o coordenador, os testes auxiliam na investigação de inúmeras condições genéticas constitucionais e adquiridas, fazendo parte da rotina de diferentes áreas e especialidades médicas, tais como medicina fetal, neonatologia, pediatria, genética humana, reprodução humana, neurologia, hematologia e oncologia. 
 
“Essa vasta abrangência diagnóstica contribui para o acompanhamento e descobertas de casos de crianças com malformação congênita, deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras cromossomopatias, além de auxiliar no diagnóstico de pacientes adultos, sobretudo nos casos de infertilidade e de casais com repetição de abortos. Além disso, a análise cariotípica contribui de maneira crucial no diagnóstico, determinação do tratamento e no prognóstico de leucemias, linfomas e tumores sólidos”, explicou o professor Maurício Castro.
 
Os serviços prestados pelo Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG, junto ao SUS, é uma iniciativa inédita na região. Na necessidade de testes citogenéticos por pacientes de Alfenas e região, os testes são conduzidos por laboratórios presentes nas capitais ou cidades como Campinas e Ribeirão Preto. “O planejamento do nosso laboratório foi pensado para atendimento pelo SUS e a parceria com a Prefeitura foi a nossa oportunidade. Com isso, sabemos que será possível diminuir inúmeras diferenças sociais e atender a população que precisa desse tipo de teste e que não tem os recursos para pagar na rede particular. É a Universidade cumprindo o seu papel social”, destaca o coordenador do laboratório.
 
De acordo com o professor Sandro Cerveira, a iniciativa do Laboratório de Genética Humana representa um avanço na área da pesquisa e da prestação de serviços da UNIFAL-MG. “É a pesquisa se traduzindo em política pública”, observou o reitor. “É uma alegria assinar esse convênio e já imaginar as centenas de pessoas que poderão ter as suas vidas e a vida de seus filhos, salvas. Nós sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental para estabelecer melhor qualidade de vida diante de alguma condição genética e no enfrentamento de doenças.  Portanto, podemos dizer que, com mais essa parceria com a prefeitura de Alfenas, nós estamos transformando vidas”, destaca.
 
A articulação da parceria com a prefeitura foi conduzida pelo coordenador do Laboratório de Genética, Prof. Maurício Castro Gamero, e pelo Secretário de Saúde do município, Túlio Lima da Silva. Segundo o secretário, a maioria das pessoas não têm conhecimento que esses exames não são realizados em Alfenas e isso gera dificuldades de logística e financeira. “Agora, a parceria com a UNIFAL-MG, coloca a cidade de Alfenas em outro patamar de assistência à saúde. Eu fico muito feliz de fazer parte deste momento”, afirmou.
Na assinatura do convênio, o prefeito Fábio Florêncio, que já trabalhou no centro de oncologia da Santa Casa de Alfenas, relatou a dificuldade da população e dos profissionais de saúde para ter acesso aos testes de cariótipos. “É uma satisfação muito grande ter um laboratório de genética na cidade. Eu trabalhei 13 anos no serviço de oncologia da Santa Casa e eu era responsável ‘por correr atrás’ de laboratórios para esses exames. Os médicos precisam desses exames para um melhor diagnóstico e para o direcionamento do tratamento dos pacientes. E quem ganha é a nossa população e a nossa região e mais uma vez, a UNIFAL-MG nos surpreendendo e fazendo o papel social dela. Esse convênio é histórico para nossa cidade!”, revelou o prefeito municipal.
Após a assinatura do convênio, representantes da UNIFAL-MG e da Prefeitura de Alfenas, realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Genética Humana.  No local, foi possível conhecer a infraestrutura, a equipe profissional e os procedimentos laboratoriais que serão oferecidos à população. 
Também participaram da reunião de assinatura e da visita ao Laboratório, os pró-reitores Welington Lima, Francisco Xarão e Lucas Mendonça; os diretores do ICN, professores Breno Régis Santos e Clibson Alves dos Santos; membros da equipe da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan); equipe técnica do Laboratório de Genética Humana; e o chefe de gabinete da Prefeitura, Gilberto França.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.