10/06/2024 às 15h45min - Atualizada em 10/06/2024 às 15h45min

NOTAS RÁPIDAS – 10/06

LISBOA E MADRI DEVEM SER LIGADAS EM 3 HORAS POR TREM DE ALTA VELOCIDADE
 
O governo de Portugal anunciou que vai antecipar a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madri. Com esforços conjuntos do país e da Espanha, a conclusão da linha está prevista para daqui a 10 anos, em 2034.
Quando pronta, a ligação direta entre as duas capitais poderá ser realizada em três horas. Além disso, o trem de alta velocidade diminuirá o tempo de viagem entre Porto e Lisboa para 1h15.
Saiba mais no link da bio.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
COM GERAÇÃO Z, MAIS DE 60% DA FORÇA DE TRABALHO NACIONAL TEM UM PERFIL NO LINKEDIN
 
O LinkedIn alcançou o marco de 75 milhões de usuários no Brasil - o que representa mais de 60% da força de trabalho nacional. O movimento foi impulsionado pela Geração Z (nascidos entre 1997-2012), que aumentou sua presença na plataforma de 2,5% em 2010 para 40% em 2024.
De acordo com um levantamento da rede social, as áreas de saúde, varejo e atendimento ao consumidor - cargos considerados “linha de frente” - são as que a Geração Z ocupa em maior proporção.
Saiba mais no link da bio.
 
CNN Economia - @cnneconomia
 
 
GOVERNO DE MINAS INVESTE R$ 3,7 MILHÕES EM PESQUISAS PARA APRIMORAR CACHAÇA
 
O Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), recebeu R$ 3,7 milhões do governo de Minas Gerais para investir na qualidade da cachaça mineira.
O centro foi recentemente inaugurado e deve ser capaz de prestar assistência a produtores de cachaça de todo o estado e do país, quando esteve em pleno funcionamento. O investimento foi repassado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para estruturação do local.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
MORADORES DE ILHA NO CARIBE SÃO “EXPULSOS” POR ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR
 
Parte dos moradores de uma ilha no Panamá teve que ser retirada por causa da ameaça do aumento do nível do mar. O grupo se mudou para um bairro construído no que antes era um campo de mandioca na parte continental do país.
As famílias, indígenas da etnia Guna, transportaram fogões, cilindros de gás, colchões e outros pertences em barcos e caminhões para a nova comunidade.
A cada ano, especialmente quando os fortes ventos atingem o mar em novembro e dezembro, a água enche as ruas e entra nas casas da região. Funcionários do governo disseram que mais pessoas devem ser transferidas.
Essa é apenas a primeira entre as 63 comunidades ao longo das costas do Caribe e do Pacífico do Panamá que cientistas e autoridades preveem a retirada forçada por causa do aumento do nível do mar nas próximas décadas.
 
FONTE: Globo News - @globonews
 
 
DIA DOS NAMORADOS DEVE MOVIMENTAR R$ 2 BILHÕES NO COMÉRCIO EM MINAS, SEGUNDO PESQUISA DA FCDL-MG
 
Considerada a quarta melhor data comercial do país, o Dia dos Namorados deve levar aproximadamente 7,5 milhões de mineiros às compras, com uma movimentação de R$ 2 bilhões no comércioÉ o que mostra levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), que também indica que o tíquete médio neste ano está 15% maior (R$214,25) em relação ao valor gasto em 2023 (R$ 182,11).
Com relação aos itens que serão mais procurados, a pesquisa aponta em primeiro lugar o Vestuário (41,7%), seguido por Cosméticos e Perfumaria (16,6%), Calçados (11%) e Floricultura (8,6%).
"Tais setores, além da preferência e costume, são definidos pela diversidade e por atender a todos os gostos e bolsos. Além de ser uma das maneiras mais assertivas para presentear, uma vez que são bens de necessidade", analisa Vinícius Carlos Silva, economista da FCDL-MG.
Fazendo valer a máxima de que o brasileiro deixa tudo sempre para última hora, a pesquisa da FCDL-MG apontou que cerca de 3,5 milhões de mineiros vão fazer suas compras nos dias que antecedem a data.
Outro dado que chama a atenção no levantamento é o fato de que 58,3% dos entrevistados disseram que vão celebrar a data em casa, enquanto apenas 35,2% devem optar por ir a bares ou restaurantes. 
Clique aqui para acessar a pesquisa completa.
 
FONTE: Imprensa FCDL-MG - [email protected]
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