02/06/2021 às 16h00min - Atualizada em 02/06/2021 às 16h00min

Porque a obesidade traz riscos na Covid-19?

Dra. Camila Beltrame - dracamila.beltrame@yahoo.com
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
,
Olá leitores queridos, vamos ao nosso artigo da semana.
Não sei se vocês têm observado, mas os casos de Covid-19 voltaram a subir, e concomitante a isso devemos redobrar nossos cuidados.
Um dos grandes fatores de risco para complicações tem sido relacionado à obesidade. E é sobre isso que conversaremos hoje.
 
Um estudo publicado em Obesity Medicine focou na hipótese de que as endotoxinas (presentes em nosso intestino, decorrentes de uma alimentação ruim, uso crônico de antibióticos e estilo de vida não saudável) são as responsáveis pelas condições de saúde de um indivíduo e pela forma como esse mesmo indivíduo responde e sobrevive às infecções.
Essa hipótese postula que a translocação de bactérias gram-negativas e seus remanescentes da parede celular intestinal seria a causa da resposta inflamatória de baixo grau subjacente a esses distúrbios metabólicos.
Essas mesmas endotoxinas também passam a serem consideradas como uma possível explicação da severidade aumentada da nova patologia Covid-19.
 
De acordo com o estudo, a dedução é que a redução da ingestão calórica (especialmente o consumo de gordura trans e saturada) e a modulação da microbiota intestinal (com prebióticos/probióticos/simbióticos, padrão alimentar anti-inflamatório) podem reduzir a endotoxemia e, consequentemente, o risco associado para formas mais graves de infecção por Covid-19 na obesidade.
 
Quero lhe fazer um convite. Observe como anda a sua saúde física, nutricional, mental. Por mais que pareça distante, detalhes que a médio e longo prazo podem ser decisivos no quadro geral e nas respostas de seu organismo a doenças e condições desfavoráveis de saúde.
Caso seja necessário, converse com seu médico sobre. Também estarei à sua disposição.
Excelente semana. Deus abençoe.
 
 






 



 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp