Brand-News Publicidade 1200x90
21/05/2024 às 15h55min - Atualizada em 21/05/2024 às 15h55min

Vem aí: Afonso Pena 1050, um novo capítulo na história do edifício que abrigou o Othon Palace Hotel em BH

FONTE: Fábio Gomides - [email protected] - FOTOS: Divulgação Play Arquitetura
Fachada anunciando Afonso Pena 1050 - Foto: Alexandre Hugo

 
Um dos endereços mais icônicos da cidade ganha uma reconfiguração para se reintegrar à paisagem urbana. O edifício, localizado na Avenida Afonso Pena, 1050, onde funcionou o Othon Palace, se prepara para receber um novo conceito de ocupação, sintonizado com o futuro
 
Quem passa pela avenida Afonso Pena, em frente ao prédio que abrigou o Othon Palace Hotel, pode notar algo de diferente na fachada, que já revela algumas pistas de como será o futuro daquele local. A imponente construção, que faz parte da história da capital mineira, se prepara para ganhar uma nova identidade e adianta o que será um dos projetos de ocupação mais interessantes e inclusivos da cidade. Trata-se do Afonso Pena 1050, um novo empreendimento, desenvolvido a partir de um extenso processo de estudo e pesquisas, levando em consideração as necessidades dos tempos atuais e das pessoas dentro das grandes cidades. O projeto vai de encontro ao processo de reorganização urbana, revitalizando os centros das grandes cidades, que assumiram contornos essencialmente comerciais nos últimos anos, permitindo agora uma reocupação de forma ordenada.
 
Assinado pela Play Arquitetura em parceria com a Ar.Lo Arquitetos, o projeto do Afonso Pena 1050 tem como ponto de partida a valorização e o respeito pela história da edificação, evidenciando sua conexão com a cidade, com os moradores e também com os visitantes. Desta forma, o projeto considera a vocação primordial do prédio, que sempre foi a hospitalidade. Construído em 1978, o projeto original é assinado por Raul de Lagos Cirne, reunindo 295 habitações ao todo. Ao longo de 40 anos, foi uma forte referência no setor hoteleiro em Minas Gerais, recebendo inúmeros hóspedes ilustres.
 
Para ganhar a identidade e refletir o conceito do novo projeto, o prédio passará por um completo retrofit, um processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente. A adaptação da estrutura inclui a remodelação das partes internas, além da recuperação de peças icônicas do mobiliário. Dessa forma, o prédio será transformando em um edifício de uso misto, ou seja, abrigando diferentes modalidades de ocupação. Dos 19 pavimentos anteriormente destinados a quartos de hotel, alguns serão transformados em apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios, outros em flats, e os restantes serão mantidos como quartos de hotel. Além disso, as áreas comuns serão abertas ao público e ainda contarão com diversas operações comerciais, incluindo bar, café, restaurante, coworking, espaços para eventos, rooftop com a piscina, entre outros. A ideia é que o novo empreendimento se destaque ao oferecer um novo modelo de viver mais leve e conectado com o futuro.
 
Um dos destaques do Afonso Pena 1050 será a sua conexão com a natureza.  Localizado em frente ao Parque Municipal, que oferece uma linda vista de qualquer uma das janelas, a proposta é que, internamente, o paisagismo também seja um elemento bastante presente, desde a recepção até as demais áreas comuns, possibilitando que o público possa usufruir desta relação com o verde e de seus benefícios.

“Um grande desafio deste projeto de retrofit foi criar uma distribuição equilibrada e atrativa de seus usos, tirando o máximo proveito do potencial dos pavimentos, tanto dos pavimentos tipo, destinados ao uso residencial e de hotelaria, como dos pavimentos diferenciados - como o terceiro, o quarto e o último - que receberão áreas comerciais, abertas ao público. Um edifício de uso misto, precisa dar vida continuada e longa a todos os seus espaços e acredito que este seja o diferencial deste projeto e também o seu maior desafio”, destaca Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura.  
 
As obras de instalação e adaptação do Afonso Pena 1050 terão início após aprovação do projeto e trâmites legais junto aos órgãos responsáveis, e a expectativa é que o Afonso Pena 1050 fique pronto em aproximadamente 12 meses após o início das intervenções. Em breve, será disponibilizado um site com todas as informações sobre o projeto, bem como o lançamento comercial do empreendimento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.