10/05/2024 às 17h09min - Atualizada em 10/05/2024 às 17h09min
Em projeto inédito, Monte Verde (MG) lança marca e posicionamento turístico do destino
FONTE: Rafael Franco - [email protected] - FOTO: Tom Araújo/MOVE
Lançamento do posicionamento turístico de Monte Verde (MG) lotou o auditório do Hotel Áustria nesta quarta-feira (08)
Objetivo da proposta é fomentar, de forma eficiente e responsável, o potencial do distrito de Camanducaia, que alia natureza, cultura e aconchego
Em meio à Serra da Mantiqueira, Monte Verde oferece uma fusão singular da tranquilidade mineira com o charme da herança europeia. Um destino turístico que abraça seus visitantes, oferecendo sossego com aventuras na natureza, além de uma experiência rica em cultura, história e gastronomia. Com o objetivo de fomentar esse potencial, o distrito de Camanducaia lançou, na noite desta quarta-feira (8), o inédito projeto de posicionamento turístico de Monte Verde, promovido pela Prefeitura de Camanducaia e pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com a apoio da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e entidades parceiras. O lançamento ocorreu durante a 12ª Jornada do Turismo da Instância de Governança Regional (IGR) Serras Verdes, realizada no Hotel Áustria.
Desenvolvido em parceria com o Sebrae e a Turismo 360 Consultoria, especializada no planejamento e gestão do turismo, o projeto visa dar visibilidade ao potencial turístico de Monte Verde. “Essa é uma iniciativa inédita e histórica para Monte Verde. Consolidado como um dos lugares mais procurados pelos turistas brasileiros, o nosso amado vilarejo agora terá a sua vocação acolhedora evidenciada como um destino de excelência, que promove um modelo turístico sustentável e inclusivo”, ressaltou Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
“Poder realizar a promoção de Monte Verde como destino turístico, de forma organizada, planejada e técnica, é um passo importantíssimo para combater a sazonalidade do nosso turismo. Com a nova marca, o estudo de posicionamento e de demanda atual e potencial, teremos dados que possibilitarão o investimento de forma correta, explorando o potencial de atrativos que temos, seja para os casais apaixonados, as famílias, os aventureiro, entre outros. Vamos trazer esse turista para Monte Verde, movimentando a economia do distrito e gerando emprego e renda de forma sustentável”, explica Bruno Rosa, Secretário de Turismo, Relações Institucionais e Atração de Investimentos de Camanducaia.
No lançamento, foram divulgadas a marca do destino e a nova estratégia de posicionamento digital de Monte Verde, além de vídeos promocionais e fotos de um grande banco de imagens criado para a promoção do distrito de Camanducaia, eleito o terceiro local mais acolhedor do país na edição de 2023 do prêmio Traveller Review Awards.
O novo projeto de construção de estratégias de posicionamento digital do destino Monte Verde foi apresentado para revelar a essência, a identidade e a potência da localidade para o mundo. E, de acordo com os seus idealizadores, isso será implementado a partir das atuais tendências de marketing, valorizando as vozes da comunidade e impulsionando, desta forma, o turismo local e o desenvolvimento da região com sustentabilidade.
Os passos para a realização do projeto
Para colocar em prática uma comunicação eficiente que visa propagar o vilarejo como uma grande força turística no cenário nacional, um dos passos para a realização do projeto foi investigar o público-alvo do distrito de Camanducaia e qual é a percepção das pessoas sobre a localidade. Para chegar a essas conclusões e saber como esses potenciais turistas se comportam, os dados foram coletados e organizados. Em meio a esse processo, houve a criação de um Observatório de Turismo e as informações apuradas foram conceituadas por meio dos estudos que avaliaram as dores e desejos dos participantes.
Assim, essa comunicação poderá ser feita de maneira mais ampla ao apresentar Monte Verde de forma sensível ao público que o destino espera alcançar. E parte dessa estratégia também passa a ser auxiliada pela criação de um novo banco de imagens, com mais de 300 registros, que serão de uso coletivo dos empresários locais, cujas atividades exercidas têm um papel fundamental para impulsionar o desenvolvimento turístico e econômico do distrito mineiro.
“A MOVE, com o apoio da Prefeitura de Camanducaia e dos seus associados, tem realizado um trabalho muito importante em Monte Verde nos últimos anos. Esse novo projeto vem fortalecer ainda mais o nosso destino como um dos locais mais acolhedores e procurados pelos turistas. Seguimos evoluindo, mas ainda temos muitos objetivos a serem atingidos e aprimorados”, projetou Rebecca Wagner.