09/05/2024 às 14h32min - Atualizada em 09/05/2024 às 14h32min
FORROBODÓ, Opereta de Chiquinha Gonzaga, vai ser apresentada pela Vivace no Teatro da Urca
FONTE E FOTO: Vivace - Movimento Artístico Musical
Apresentações vão acontecer nos dias 18 e 19 de maio, celebrando os 30 anos da Vivace - Movimento Artístico Musical
A Opereta FORROBODÓ, composta em 1912, foi, na época, um dos maiores sucessos do Teatro de Revista, com cerca de 1500 apresentações.
Trata-se de uma burleta de costumes cariocas e, como é próprio do gênero, uma crítica à elite do Rio de Janeiro no início do século.
Esta opereta possibilitou o reconhecimento nacional de Chiquinha Gonzaga como compositora e conquistou definitivamente o grande e exigente público da época.
Chiquinha Gonzaga, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais, abolicionista, integrante do movimento republicano, nos legou obras reconhecidas internacionalmente.
A ação desenrola-se tendo como cenário, à princípio, uma rua do subúrbio onde as pessoas acordam com um problema e tentam solucionar o mistério de tanto barulho. Após a primeira cena, o cenário é o interior de uma casa de baile “Flor do Castigo do Corpo”, onde ocorre uma "soireé dançante”.
Como nos bailes das elites, há muita música e dança: quadrilha, modinha, polca e, é claro, o escandaloso maxixe. Reina a diversão, a alegria, o vinho, o "discursio" e a irreverência.
O figurino é muito diversificado, bonito e alegre, tendo em vista que copia os modelos usados na época pela corte, assim como os termos do texto muito original, incorporados pela comunidade do subúrbio carioca.
Uma burleta marcante que agrada a todos, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos.
É com esse espírito que em 1999 a Vivace montou a opereta FORROBODÓ, tendo sido o primeiro projeto enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura Municipal, obtendo grande êxito de público nas suas mais de 20 apresentações, levando o nome de Poços de Caldas para diversas cidades da região, onde foi apresentada.
Para celebrar os 30 anos da Vivace - Movimento Artístico Musical, o ano de 2024 está repleto de inúmeras atrações. FORROBODÓ foi a mais emblemática produção de seu portfólio; portanto, nada mais simbólico para o início da série artística programada, a reapresentação dessa opereta.
A opereta será encenada nos dias 18 de maio (sábado), às 20h, e no dia 19 de maio (domingo), às 17h, no Teatro da Urca. Os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos com antecedência na Vivace (Rua Prefeitura Chagas, 444 - Centro).
“É de um simbolismo e emoção inenarrável reapresentarmos essa Opereta, dando início às comemorações dos nossos 30 anos de dedicação à arte em nossa cidade”, concluíram as musicistas.
FICHA TÉCNICA:
Iluminação e Sonorização: Toninho Molina
Cenário e Apresentação: Adriano Franco
Figurino: Cláudia Papi e Uberaba Shop
Elenco: Vocal Vivace
Piano: Andrea Turato
Clarineta: Otávio Quartier
Assistente de Direção: Neide Zanetti
Direção Cênica: Flávia Granato
Direção de Produção: Maria Inês Lobão
Direção Geral: Raquel Mantovani
Apoio Institucional: Prefeitura de Poços de Caldas
Incentivador Cultural: Palace Hotel
A Vivace-Movimento Artístico Musical, sob direção das musicistas Maria Inês Lobão e Raquel Mantovani vem, ao longo de seus 30 anos de existência, desenvolvendo e promovendo um importante trabalho pedagógico, musical e artístico, formando gerações de profissionais que já atuam no mercado como músicos e artistas.
Suas produções artísticas, sempre realizadas com muito profissionalismo e esmero, conquistaram o público de Poços de Caldas, que aguarda ansioso por cada produção seguinte.
No seu quadro conta com profissionais, amadores e amantes da música, em especial do canto, erudito e popular, integrando seus grupos vocais, que são a base de toda essa realização. Além do ensino da música instrumental e vocal, desenvolve intenso trabalho voltado à formação de corais, infantis, juvenis, adulto e da terceira idade.