01/06/2021 às 14h06min - Atualizada em 01/06/2021 às 14h06min

CNN Brasil, RBS, Band e TV Cultura se encontram no lançamento do Mídia.JOR

FONTE E FOTO: Mídia.JOR - Futuras Gerações

"O jovem consome a informação de uma forma muito holística, vai tudo junto”, diz Cuccurullo, do Canal Reload

Pesquisas em todo o mundo indicam que o público mais jovem busca informação através de plataformas digitais. Mas não apenas eles. Uma pesquisa realizada pela IDEIA Big Data com 1.242 entrevistados brasileiros, em maio deste ano, mostra que 87% dos entrevistados se interessam por notícias jornalísticas e o principal meio para se obter a notícia ainda é a televisão (73%), seguida de perto pelas mídias sociais (63%), inclusive para os jovens.
Como os novos conceitos digitais estão alterando as formas de produção e consumo do jornalismo? O que as novas gerações esperam do jornalismo? Este é o tema que permeia a sétima edição do 
Mídia.JOR 2021. Afinal, “o poder de moldar o futuro da República estará nas mãos dos jornalistas das gerações futuras”, como eterniza o fundador da escola de jornalismo da Columbia University, Joseph Pulitzer.
Para debater estas mudanças, neste dia 1º de junho estarão nos estúdios da 
TV Cultura os jornalistas Américo Martins, diretor de jornalismo CNN BrasilAndré Luiz Costa, diretor da Vibra Digital da BandSemayat Oliveira, cofundadora do Nós, Mulheres da Periferia, e Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, numa conversa com o diretor de jornalismo da TV CulturaLeão Serva e o curador do Mídia.JORLúcio Mesquita.
Em sua 7ª. edição, o Mídia.JOR - Futuras Gerações explora os desafios encontrados pelos meios de comunicação para dialogar com o público jovem. Os jovens são muito diversos em todos os sentidos e se interessam por tudo. 
“O jovem sabe muito bem ir atrás do que lhe interessa”, argumenta Natalia Viana, diretora da Agência Pública e coordenadora do Canal Reload, em live junto com o diretor de vídeo Hugo Cuccurullo gravada para o projeto. “O jovem consome a informação de uma forma muito holística, vai tudo junto, esta forma de absorver informação é muito interessante, porque o jovem olha para tudo ao mesmo tempo e consome tudo ao mesmo tempo”, conta Cuccurullo.
Debbie Ramsay, editora da BBC Newsbeat, em entrevista exclusiva para o Mídia.JOR, concorda que “para os públicos mais jovens, tudo o que for novo em seus feeds de mídia social, é notícia”. De noticiário de rádio, Newsbeat se transformou num produto jornalístico multimídia da BBC focado no público dos 16 aos 29 anos. Outra dica da Debbie é nunca tentar adivinhá-los completamente, porque os jovens mudam e podem ser inconstantes.
Os dados da pesquisa 
“Hábito de Mídia do Brasileiro”, realizada pela IDEIA Big Data serão objeto de uma segunda live, no dia 07 de junho, na TV Cultura e transmitida online. O Mídia.JOR é um projeto da Revista e Portal IMPRENSA e tem como objetivo discutir o futuro do jornalismo. A sétima edição tem o apoio da Unibes Cultural, a parceria da TV Cultura e do IDEIA Big Data, além do patrocínio do UOL e do Itaú Unibanco.

SERVIÇO:
Lançamento Mídia.JOR 2021
Tema: Futuras Gerações
Dia 01/06, terça-feira, Dia Nacional da Imprensa
Transmissão: YouTube TV Cultura e site do Midia.JOR: www.portalimprensa.com.br/midiajor
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp