31/05/2021 às 16h51min - Atualizada em 31/05/2021 às 16h51min

NOTAS RÁPIDAS - 31/05

CPI DAS FÉRIAS CONVOCA EX-PREFEITO PAULO CÉSAR SILVA PARA PRÓXIMA REUNIÃO
 
Os vereadores que fazem parte da CPI das Férias aprovaram dois Requerimentos durante reunião, na última quinta-feira (27). O primeiro convoca o ex-prefeito e atual diretor-presidente do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) Paulo César Silva para a reunião de 10 de junho. O segundo solicita o encaminhamento de nova documentação referente ao assunto desde 1º de janeiro de 2001. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada pelo Legislativo para investigar o pagamento de férias indenizadas a prefeitos, vice-prefeitos e demais agentes políticos que tenham recebido verbas de natureza trabalhista ou remuneratória, diferentes de subsídio.
O pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi protocolado no início do mês de março. Após leitura em Plenário, o documento foi deferido. São autores do Requerimento os vereadores Tiago Braz (Rede), Lucas Arruda (Rede), Diney Lenon (PT), Luzia Martins (PDT), Roberto Santos (Republicanos) e Sílvio Assis (MDB). De acordo com o Requerimento, a CPI terá como objetivo investigar, além do pagamento de férias indenizadas aos prefeitos, vice-prefeitos e demais agentes políticos: recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), 13º, 1/3 de férias, entre outros direitos trabalhistas aos ocupantes de cargos comissionados ou ocupantes de cargos efetivos afastados para o exercício do cargo político para o qual foram nomeados; pagamento de horas extraordinárias aos ocupantes de cargos considerados de agentes políticos.
As reuniões da CPI acontecem às quintas-feiras, às 08h30, e são transmitidas ao vivo pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços
 
 
 
 
 
NOVO PORTAL DE CRIADORES DO TIKTOK DEIXA CRIAR CONTEÚDO MAIS FÁCIL
 
Ao mesmo tempo que se tornar um criador é tão simples quanto clicar em alguns botões, ter sucesso como criador de conteúdo exige tempo, dedicação e um pouco de aprendizado. Com as diferentes ferramentas, análises, efeitos e ideias criativas para gerenciar uma conta do TikTok, desenvolver uma estratégia para criar conteúdo pode ser assustador. É por isso que o aplicativo acaba de lançar o Portal de Criadores do TikTok em português, uma central no site do TikTok.com, repleta de recursos educativos para criadores aprenderem o básico para começar se conectando com suas audiências e compartilhando as melhores práticas para levar seus vídeos para o próximo nível.
Para os criadores do TikTok mais ávidos ou mesmo mais experientes, o Portal também traz artigos que podem ajudar a interpretar as tendências da comunidade, se aprofundar em como usar música e sons, e encontrar efeitos criativos, ajudando a inspirar e diversificar a criação de conteúdo.
 
FONTE E FOTO: Priscila Antunes - priscila.antunes@approach.com.br
 
 
 
 
 
PESQUISA DA UFMG BUSCA VOLUNTÁRIOS PARA AVALIAR RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E MEMÓRIA
 
Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG, por meio do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais, está desenvolvendo estudo que busca investigar as características de personalidade e sua relação com a memória em pessoas acima de 55 anos de idade. O projeto Você tem boa memória? integra pesquisa da doutoranda Karen Saviotti, orientada pela professora Carmen Flores Mendoza. Os participantes devem preencher formulário on-line, e as consultas ocorrerão por videoconferência. 
Os voluntários serão acompanhados ao longo de dois anos. A memória e os aspectos cognitivos serão aferidos a cada seis meses. Ao fim de cada avaliação, o participante receberá um relatório do seu desempenho.
De acordo com Karen Saviotti, existem evidências de que alguns traços específicos são determinantes do processo de envelhecimento. “Questões sociodemográficas comporão a amostra e farei alguns testes cognitivos para entender a situação dos voluntários”, explica. 
Informações pelo e-mail pesquisa.ladi@gmail.com, WhatsApp (31) 9 8577-0149, além do Instagramsite do Laboratório.
 
FONTE: Reitoria CEDECOM - Assessoria de Imprensa
 
 
 
 
 
IBGE CELEBRA 85 ANOS E LANÇA 80ª EDIÇÃO DO ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL
 
Como parte das comemorações dos seus 85 anos, o IBGE lançou no último dia 28 de maio a 80ª edição do Anuário Estatístico do Brasil 2020. A publicação apresenta uma visão geral do país, com informações territoriais, ambientais, demográficas e socioeconômicas, a partir de levantamentos, estudos e pesquisas realizadas pelo Instituto e outras instituições dedicadas ao conhecimento sistemático da nação. "Essa edição traz, entre outros temas relevantes, novidades, como os números de casos e óbitos por Covid-19 registrados, no país, no ano passado. Também fornece detalhes sobre cobertura e uso da terra, a suscetibilidade a eventos de deslizamentos, temas que retratam o quadro natural do país. É uma obra de referência, com caráter representativo, feita com fontes fidedignas que acompanham as mudanças na sociedade", afirma a gerente do Anuário, Isabela Torres.
A publicação é dividida em sete seções. Cada tema inclui um glossário com os conceitos investigados nas pesquisas e referências padronizadas das fontes consultadas. O guia de leitura orienta a consulta à publicação, facilitando, assim, a compreensão de seu conteúdo.
Para mais informações, acesse a página do IBGE na Internet - www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE - http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/
 
FONTE: Supervisão de Disseminação de Informações - Unidade Estadual em Minas Gerais
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp