03/05/2024 às 14h15min - Atualizada em 03/05/2024 às 14h15min
+ DO TURISMO – 03/05
Trilhas e caminhadas ecológicas ganham espaço como diferencial turístico
Segundo dados do Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada quatro viagens domésticas realizadas a lazer no Brasil, em 2021, tiveram como destino um turismo ecológico ou de ecoturismo.
De acordo com o relatório do The Business Research Company de 2023, empresa líder em pesquisas de mercado, espera-se que o setor de ecoturismo tenha uma taxa de crescimento anual de 13,4% até 2027.
Pioneiro ao harmonizar o turismo sustentável com a integração com a natureza, a cultura e a população local, o Costão do Santinho Resort é modelo mundial nesse segmento. Grande promotor do turismo sustentável e ecológico na região Sul do Brasil, tem atraído turistas de diversas localidades em busca de atividades e experiências em contato com a natureza. “Além de ser um diferencial, essa atividade proporciona uma experiência única e memorável para os hóspedes e contribui para a saúde e bem-estar, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, ressalta o responsável pela Célula de Ecologia, Cultura & Meio Ambiente do Costão do Santinho Resort, Ciro Couto.
O hotel oferece trilhas e caminhadas que propiciam experiências únicas de contato com a natureza. São 14 opções de caminhadas e trilhas que permitem conhecer plantas, animais, informações históricas e culturais, além de se exercitar e poder apreciar vistas incríveis da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Morro das Aranhas. As atividades são divididas em Caminho Ecológico, Dunas Costeiras, Praia Do Moçambique, Praia Dos Ingleses, Topo do Morro Das Aranhas, Topo do Morro Dos Ingleses, Volta ao Morro das Aranhas, Pedra filosofal, Morro dos ingleses, Morro dos ingleses até o Cristinho, e Volta ao Morro.
O Costão recebe anualmente cerca 300 mil hóspedes por ano,1,5 mil crianças de escolas da grande Florianópolis e 250 e mais de 400 mil turistas visitantes no museu arqueológico ao ar livre. Todos os visitantes vivenciam uma experiência única de contato com a natureza - a RPPN Morro da Aranhas - e o patrimônio histórico cultural da região, representado pelas inscrições rupestres registradas nas pedras por povos que habitaram a região há milhares de anos. “Os turistas e visitantes também recebem conhecimentos de educação ambiental e patrimonial, colaborando para uma mudança de atitudes e novos hábitos de sustentabilidade. Como resultado, levam esse legado para o resto de suas vidas”, conclui Ciro.
Para reservas acesse o site www.costao.com.br.
FONTE E FOTO: Graziella Itamaro - [email protected]