Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
29/04/2024 às 16h33min - Atualizada em 29/04/2024 às 16h33min

Projeto Turismo Educativo 60+ visita o Santuário Mariano de Schoenstatt

FONTE E FOTOS: Flávio José Valente - [email protected]
Grupo ouve a atentamente a história do Movimento de Schoenstatt

 
Foi neste local de peregrinação e turístico da região que o grupo de 40 pessoas, composto por alunos da Universidade Aberta da Maturidade (Unabem) e do CIADI/AMAS Zona Oeste, foi acolhido carinhosamente na semana passada. Sua localização pitoresca e bem cuidada, aliada à sua organização exemplar, o torna um ponto de visitação imperdível.
 
O primeiro Santuário Schoenstatt foi estabelecido na cidade de Vallendar, às margens do Rio Reno, na Alemanha. Fundado em 18 de outubro de 1914 pelo Pe. José Kentenich, durante os tumultuados anos da Primeira Guerra Mundial, o movimento teve início quando o padre e seus alunos do seminário firmaram uma "Aliança de Amor" com Maria, buscando transformar uma pequena capela no terreno do seminário em um Santuário de Graças e um centro de renovação religiosa e moral para a Alemanha e o mundo.
 
Durante a Segunda Guerra Mundial, o movimento enfrentou perseguições nazistas, levando o Pe. Kentenich a ser preso por mais de três anos no Campo de Concentração de Dachau. No Brasil, o Movimento de Schoenstatt foi estabelecido com a chegada das Irmãs de Maria de Schoenstatt, em 1935. Originárias de Jacarezinho/PR, expandiram-se pelo Paraná e Rio Grande do Sul antes de se estabelecerem em todo o país. Atualmente, existem mais de 200 centros do Movimento Apostólico de Schoenstatt em todo o mundo, cada um com seu Santuário, que é uma réplica do pequeno Santuário original na Alemanha. No Brasil, há 22 Santuários. O Santuário de Poços de Caldas, assim como o original na Alemanha, está situado em um local de beleza cênica, refletindo o significado da palavra alemã "Schoenstatt".
 
O Projeto Turismo Educativo 60+ tem como objetivo promover nos participantes um senso de pertencimento e valorização da cidade através de um "turismo cidadão". Para tanto, o projeto explora os atrativos turísticos locais, suas ricas histórias, geografia e meio ambiente. A coordenação do projeto é do Prof. Flávio Valente.
 
A Unabem é dedicada à população com mais de 60 anos, visando elevar a autoestima, estimular a sociabilidade e desenvolver capacidades cognitivas. É coordenada pela Prof. Adriana Gavião. O Projeto Turismo Educativo 60+ e a Unabem são gratuitos e abertos a toda comunidade.





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.