31/05/2021 às 15h00min - Atualizada em 31/05/2021 às 15h00min

Mobilização inédita reúne, em Brasília, 52 secretários de turismo para discutir retomada do setor

FONTE E FOTO: Ascom Setur - DF

Durante encontro, a Setur-DF, anfitriã do evento, apresentará Brasília como 'case' nacional a secretários e dirigentes de todo País
 
Brasília recebe, a partir desta segunda-feira (01/06), 52 secretários municipais e dirigentes de turismo de 22 estados do País, que vai de Canela (RS) a Manaus (AM), para uma intensa agenda, onde irão debater a retomada das atividades do setor. A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, anfitriã do evento, recepcionou os convidados neste domingo (30), no aeroporto de Brasília, com uma solenidade de inauguração do espaço interativo Photo Point. Na programação de recepção, além das reuniões técnicas, os dirigentes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos principais pontos turísticos e monumentos da cidade, vivenciar experiências como walking tour Cidade Iluminada e visita ao Estádio Nacional, além de se encantar com as belezas da arquitetura da capital.
Os dirigentes também serão apresentados ao melhor da gastronomia local, com opções de restaurantes pitorescos, em locais aprazíveis, criteriosamente selecionados pela equipe da Setur, como Pontão do Lago Norte, hotel com vista para a torre de TV, entre outras atrações.  
Os gestores fazem parte da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), que realiza o I Encontro de Secretários Municipais de Turismo, que fazem parte da diretoria da entidade e das capitais dos estados brasileiros. O evento acontece entre os dias 31 de maio, 1º e 2 de junho.
 
PHOTO POINT - O presidente da ANSEDITUR, Angelo Sanches, juntamente com a comitiva de secretários de turismo, participou, logo na chegada, de cerimônia de inauguração do primeiro Photo Point da capital. Os visitantes serão os primeiros a conhecer o painel em 3D, com tecnologia lenticular (com efeitos óticos de movimento ou profundidade, por exemplo), onde os turistas poderão tirar fotos e interagir com principais monumentos da cidade. O espaço funcionará como um primeiro contato dos turistas e visitantes com a cidade, que poderão experienciar a hashtag #vivabrasilia, tirar fotos e postar em suas redes sociais, levando a imagem da capital para diversas partes do Brasil e do mundo. “O aeroporto de Brasília é um dos mais movimentados do país, ficando atrás apenas do aeroporto de Guarulhos. Só em 2020, mesmo com a pandemia, cerca de 8 milhões de passageiros passaram pelo terminal. Nós não poderíamos deixar de aproveitar uma oportunidade desta magnitude para divulgar o destino Brasília para o mundo”, destaca a secretária Vanessa Mendonça. O aeroporto conta ainda com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), inaugurado em janeiro deste ano para receber e orientar os visitantes.
O local contará, ainda, com uma série de totens com tecnologia QR Code para que os visitantes possam conhecer melhor, por meio das imagens, os roteiros e produtos turísticos da capital, como a rota arquitetônica, a rota do cerrado, a rota náutica, a rota cívica e a rota cultural, entre outras. 
 
PROGRAMAÇÃO - Entre as agendas dos secretários, está marcada uma reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado, na segunda-feira, dia 31, onde serão apresentados projetos de capacitação; parceria com organismos internacionais; metas para retomada do turismo, além da apresentação do Case de Sucesso - Brasília, com a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça. No dia seguinte, terça-feira (01), será a vez dos dirigentes se reunirem com o presidente da Embratur, Carlos Brito.
Já na quarta-feira, dia 2, haverá uma mesa redonda com participação do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU); do senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal; e do deputado Bibo Nunes, da Comissão de Turismo e Câmara Federal, onde abordarão os principais projetos de leis em trâmite nas Comissão de Turismo da Câmara Federal e do Senado, além de propostas na retomada do turismo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp