27/05/2021 às 14h39min - Atualizada em 27/05/2021 às 14h39min

Ecoturismo é opção de lazer para fugir de aglomerações

FONTE E FOTO: Naves Coelho Assessoria & Marketing

Distante dos grandes centros urbanos, modalidade de turismo ecológico ganha força e destaca para quem quer viajar com mais tranquilidade e em isolamento
 
Durante a pandemia de Covid-19, a busca pelo ecoturismo extravasou. A agência virtual de turismo ViajaNet monitorou o volume de buscas e de venda de passagens aéreas nacionais durante o ano passado e no começo de 2021 e percebeu uma mudança nos hábitos dos turistas, apontando que as viagens ecológicas se destacam por ser uma alternativa mais segura aos brasileiros durante o período de pandemia. Já segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a modalidade cresceu entre 15% e 25% nos últimos cinco anos.
No Brasil são inúmeros os destinos que oferecem boas opções de passeios ecológicos. Minas Gerais, pela sua geografia, esconde uma vasta cartela de possibilidades para o viajante se deleitar. Mergulho, flutuação, trilhas, cavalgadas, tirolesa, observação de fauna e flora, parapente e asa-delta são alguns exemplos do que há de mais tradicional no estado.
 
Tiradentes, uma pacata e deslumbrante cidade escondida na Zona da Mata de Minas Gerais, é um dos destinos mais demandados para o ecoturismo no Brasil. Para quem quiser se aventurar nestas terras, pode contar com a diversidade ecológica. É o que atesta Rodrigo Silva, sócio da Uai Sô Turismo, empresa especializada em ecoturismo. “Tiradentes é uma cidade privilegiada, cercada pela Serra de São José. Este contato com a natureza permite ao visitante desfrutar de muita paz, caminhar por trilhas com muita história, cavas centenárias, banho de cachoeira com água límpida. É um contato íntimo tanto com a Mata Atlântica quanto com o Serrado”, diz.
A Uai Sô Turismo é um receptivo cultural e ecológico que dispõe de trilhas, cachoeiras, turismo cultural, city tour, walking tour, passeios de Maria Fumaça e ainda visita guiada pela Estrada Real, contemplando as principais cidades do Ciclo do Ouro como Congonhas, Ouro Preto e Mariana.
 
Neste mercado que cresce meio a pandemia, apesar do rústico contato com a natureza, há também conforto e facilidades. Ainda em Tiradentes, a empresa Go Trilha Expedições oferece passeios off road, meio a natureza e que exploram áreas de preservação ambiental, no pé da Serra São José.
“Ao chegar na cidade, o turista terá a oportunidade não só de aproveitar o roteiro gastronômico e cultural que Tiradentes oferece, mas a oportunidade de ter contato com a natureza, de ver de perto a serra linda que permeia a cidade, além de saber um pouco sobre a história do lugar, lendas e curiosidades, com nossos guias”, explica Filipe dos Reis Moreira Pena, diretor de operações da empresa.
 
Outro bom exemplo da região é o da Agência Estrada Real Turismo, sobre gerência da empresária Tauane Santos. “Todo o serviço receptivo é direcionado para o turista que tem o desejo de conhecer Minas Gerais. Oferecemos passeios culturais em Tiradentes e em cidades históricas como São João del Rey, roteiros gastronômicos, atividades ecológicas de trekking, cicloturismo, cavalgadas, além de pacotes personalizados”, esclarece.
Tauane ainda ressalva um épico ponto turístico característico de Minas Gerais e que reserva maravilhas naturais meio a arquitetura barroca e a cultura centenária do estado: a Estrada Real. “Além do contexto e importância histórica para o Brasil, a Estrada Real contribui de forma significativa para segmentar, alavancar e potencializar o turismo em Minas Gerais, despertando o interesse e desejo em conhecer mais da nossa história, cultura, arte, gastronomia, natureza, costumes e todas as belezas do nosso estado”, classifica.
 
Se durante esse período de pandemia e retomada gradual do turismo no Brasil os viajantes estão em busca de locais que ofereçam conforto e tranquilidade em ambientes mais seguros, o ecoturismo é de fato uma boa opção. Isso porque todos as empresas ligadas a este tipo de aventura, em Minas Gerais, seguem à risca medidas sanitárias e protocolos de biossegurança, além dos protocolos do programa Minas Consciente.
 
Wellerson Cabral, empresário por trás da Andantes da Estrada Real, complementa: “Os nossos passeios são muito seguros, além de contarem com uma equipe 100% tiradentina, que tem muito prazer em dividir essa cidade maravilhosa que é Tiradentes. Nós oferecemos passeios ecológicos a pé e à cavalo por trilhas guiadas na cidade de Tiradentes e região, passeios recheados de cultura e história em meio à natureza”.
Para o empresário, receber o turista é uma alegria. “Tiradentes é uma das cidades mais acolhedoras e charmosas do mundo, inclusive premiada, e isso porque somos especialistas em receber bem. Muita alegria, carinho, segurança e receptividade esperam os que visitam a cidade mineira e nossa estrutura mais que completa de hotelaria e a gastronomia riquíssima tronam a experiência ainda melhor”.
 
Mesmo desacelerado, o setor de turismo tem no ecoturismo uma porta para manter seu escopo aquecido. A parte boa de tudo isso é que mesmo após a passagem da pandemia, a expectativa dos empresários deste setor é que a busca pela ecologia, visando lazer e preservação, continue ativa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp