Brand-News Publicidade 1200x90
03/04/2024 às 15h49min - Atualizada em 03/04/2024 às 15h49min

Ao completar 110 anos de fundação institucional, UNIFAL-MG se consolida como uma das universidades mais importantes do país

FONTE: Diretoria de Comunicação Social - [email protected] - FOTOS: Divulgação
 
Instituição universitária celebra neste dia 3 de abril de 2024, 110 anos de uma trajetória marcada pela dedicação de seu pessoal para promover o desenvolvimento humano
 
Nesta quarta-feira, 3 de abril de 2024, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) completa 110 anos de história institucional. A data marca a criação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, a EFOA, no ano de 1914, por iniciativa de um grupo formado por médicos, dentistas e farmacêuticos, liderados pelo farmacêutico João Leão de Faria. A federalização ocorreu em 1960, elevando a Instituição à condição de “federal” e “pública”, o que impulsionou ainda mais seu crescimento.
 
Durante muitas décadas, Farmácia, Odontologia e Enfermagem foram os cursos ofertados à comunidade. Tais cursos atendiam às necessidades de trabalho especializado na área de saúde. Em 1999 foram criados os cursos de Nutrição e Ciências Biológicas, ampliação que levou a Instituição a se tornar Centro Universitário Federal (EFOA/CEUFE) em 2001.
 
Entre 2001 e 2005 outros cursos foram criados e a expansão do ensino superior possibilitou que a EFOA/CEUFE fosse transformada em Universidade Federal de Alfenas, por meio da Lei Federal n.º 11.154, de 29 de julho de 2005, adotando a sigla UNIFAL-MG, eleita pela comunidade acadêmica.
 
Se nas primeiras décadas, a EFOA oferecia três cursos voltados para a área de saúde, ao longo dos últimos 20 anos, desde a transformação em Universidade Federal, o cenário foi amplamente modificado. A Instituição passou a oferecer cursos em todas as áreas do conhecimento, chegando atualmente a mais de 30 cursos de graduação e 33 cursos de pós-graduação stricto sensu (25 mestrados e oito doutorados). O crescimento permitiu a expansão também para as cidades de Poços de Caldas e Varginha, além da criação de outra unidade educacional em Alfenas.


 
No acervo documental do Sistema Acadêmico, é possível identificar que, entre os anos de 1916 e 2024, até o momento, a Instituição registrou 22.033 concluintes de graduação. Somente na última década foram 9.464 novos profissionais que a Universidade entregou à sociedade brasileira. Vale lembrar que até o final da década de 1990, a então EFOA oferecia os cursos de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, passando gradativamente aos mais de 30 a partir de 2005, com a transformação em Universidade Federal.
 
Os números atuais da Universidade registram 6.194 discentes matriculados na graduação e 1.038 na pós-graduação. O complexo universitário reúne 319 técnicos administrativos, 585 docentes e 397 colaboradores terceirizados. Em 2023, foram desenvolvidos 1.068 projetos de pesquisa e mais de 700 ações de extensão, as quais envolveram mais de 9.000 pessoas da comunidade.
 
Em artigo comemorativo, o historiador Alisson Eugênio, professor de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, destaca: “A UNIFAL-MG, ao comemorar 110 de anos de existência de dedicação à missão de contribuir para um Brasil melhor, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, vem se consolidando como uma das mais importantes universidades do país e, com a sinergia de seus agentes e o apoio de governos esclarecidos, responsáveis e cientes do papel que a universidade desempenha no progresso nacional, certamente ela continuará trilhando seu caminho rumo ao futuro ainda melhor.” Confira o artigo “UNIFAL-MG (1914 – 2024): 110 anos de uma trajetória gloriosa” na íntegra.
 
PROGRAMAÇÃO DOS 110 ANOS - Uma programação especial foi preparada para comemorar os 110 anos de fundação institucional. Na noite de segunda-feira, 1º de abril, a UNIFAL-MG foi agraciada com Moção de Aplausos e Congratulações pela Câmara Municipal de Alfenas.
Pela manhã desta quarta-feira, 3 de abril, a comunidade acadêmica participa do momento cívico, com o Hasteamento das Bandeiras, seguida pela sessão solene em comemoração aos 110 anos que acontece no auditório Leão de Faria, na sede. Durante a solenidade também acontece o lançamento do Selo Postal Comemorativo.
Na quinta-feira, 4 de abril, às 16h, o Museu da Memória e Patrimônio inaugura a exposição permanente “Recortes da EFOA a UNIFAL-MG” em comemoração aos 110 anos de Instituição.
As turmas de 50 e 25 anos dos cursos de Farmácia e Odontologia participam das cerimônias de Jubileus de Prata e de Ouro, no auditório Leão de Faria, na sexta-feira, 5 de abril, a partir das 14h.
No sábado, 6 de abril, acontece o Baile dos 110 anos no Alfenas Tênis Clube, às 21h. A aquisição dos convites é feita pela FACEPEneste link.
Além da programação nesta semana comemorativa, outros eventos estão programados para ocorrerem neste ano de 2024.
 
AÇÕES - A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio da Gerência de Sustentabilidade e em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), produziu uma caneca ecológica em alusão aos 110 anos, a qual foi entregue a servidores e estagiários logo no início do ano. A Proplan também planeja a inauguração de obras no decorrer de 2024. Na programação, estão as obras: prédio de pesquisa na área de materiais do campus Poços de Caldas (Cemara), rede de energia do campus Poços de Caldas, auditório R da Sede, combate a incêndio no campus Varginha, usinas fotovoltaicas, auditório do campus Poços de Caldas e Profatec (Laboratório de Pesquisas na Unidade Santa Clara, financiado pela FINEP).
 
Entre outras ações previstas, estão: a aquisição dos equipamentos oriundos do convênio do estado de Minas Gerais, a implantação do Laboratório de Genética que irá prestar serviço de atendimento à população e o plantio de 110 mudas de plantas no Dia da Sustentabilidade.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas comemorará os 35 anos do Laboratório de Análises Clínicas (LACEN), os 24 anos do Núcleo Controle de Qualidade (NCQ) e os 45 anos da Farmácia Universitária.
O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) celebrará a implantação do NAF Previdência com o apoio da Receita Federal e do INSS. Também realizará a 4ª edição do projeto de extensão “Um livro, várias lições”: “Curso de Filosofia Política - Municípios e o Sul de MG”. Além disso, prevê a realização da “Semana do GENI”, em comemoração aos 10 anos do Grupo de Pesquisa de Gênero pela Não Intolerância (GENI).
A agenda da Coordenação de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) prevê a realização da “Cena Cultural 110 anos” e do Festival de Arte e Cultura 110 anos.
Para 2024 ainda, a Biblioteca planeja lançar o Repositório Institucional (RI/UNIFAL-MG).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.