Brand-News Publicidade 1200x90
01/04/2024 às 14h45min - Atualizada em 01/04/2024 às 14h45min

Projeto desenvolvido no campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG contribui para a formação inclusiva de estudantes e servidores

FONTE: Diretoria de Comunicação Social - [email protected] - FOTOS: Arquivo/Kenia Vieira
 
Iniciativa promove espaços de interação e diálogo entre a comunidade acadêmica ouvinte e surda por meio da Língua Brasileira de Sinais
 
Neste mês de março, o projeto de extensão “Inclusão e Comunicação: Promovendo a Libras [Língua Brasileira de Sinais] na Comunidade Acadêmica do Campus Poços de Caldas” deu início às atividades junto aos estudantes, servidores e demais membros da comunidade local.
 
Desenvolvido pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (CACE-PC) e pelo Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional do campus Poços de Caldas, a ação foi idealizada a partir da demanda de estudantes e servidores do campus, em função da presença de uma estudante surda, Hainoã Rodrigues Rocha Sandy, que cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia na Instituição.
 
“Com a percepção da dificuldade de comunicação e interação, surgiu a necessidade de aprendizagem de Libras a fim de melhorar essa relação”, afirma Kenia Eliber Vieira, servidora técnico-administrativa e coordenadora da proposta.
 
Conforme informado pela coordenação, além de capacitação em Libras, o projeto promove a conscientização sobre a cultura surda, identidade e desafios enfrentados por essa comunidade; a criação de espaços de interação e diálogo entre a comunidade acadêmica ouvinte e a surda; a inclusão e, como consequência, a Libras no campus.
 
“Ações como esta dão oportunidade de participação a discentes surdos, em especial a discente Hainoã Sandy, como protagonista e promotora do projeto, contribuindo para seu pertencimento, sua inclusão e para a formação inclusiva de toda comunidade”, argumenta Kênia Vieira.
 
O projeto, que teve sua primeira versão no segundo semestre de 2023, foi além do ensino do curso de Libras, segundo à coordenadora. “Foi uma oportunidade de vivenciar a diversidade e a inclusão de fato. Perceber a nossa responsabilidade ativa no processo de inclusão no campus”, afirmou.
 
A ação acontece todas as quartas-feiras, das 13h às 14h, no campus Poços de Caldas. Para participar, basta se inscrever acessando o portal de Controle de Ações de Extensão da UNIFAL-MG: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.