27/03/2024 às 15h32min - Atualizada em 27/03/2024 às 15h32min

Com águas milenares naturalmente quentes e únicas no mundo, Rio Quente Resorts celebra 60 anos com um olhar para o futuro

FONTE: Marcos Sousa - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Parque das Fontes conta com oito piscinas naturais

 
Com investimento de R$ 460 milhões previstos até 2028, complexo prevê novas modernizações na hotelaria, novo condomínio de casas e expansões na estrutura de lazer
 
Integrado à natureza do Cerrado goiano e abastecido por águas naturalmente quentes provenientes de 18 nascentes, que chegam a 37,5°C, o Rio Quente Resorts começou como um negócio voltado para hospitalidade com a inauguração, em 1964, do Hotel Pousada e do Parque das Fontes. Depois de 60 anos, o complexo de hotéis, que é o segundo maior do Brasil e o maior de campo, é um dos destinos da Aviva, plataforma de entretenimento também detentora da Costa do Sauípe (BA) e do parque aquático Hot Park (GO), e continua tendo na água uma de suas maiores riquezas, atraindo gerações de famílias que buscam lazer e entretenimento.
 
As águas naturalmente quentinhas são resultado de um processo geotérmico milenar que é único no mundo, com destaque internacional. Diferente de outros lugares, onde a origem é vulcânica, em Rio Quente, a água da chuva se infiltra nas rochas da Serra de Caldas Novas, aquecendo-se e unindo-se aos lençóis freáticos que voltam à superfície nas oito piscinas naturais do Parque das Fontes, que fica aberto 24 horas para hóspedes dos seis hotéis do Rio Quente Resorts: Pousada, Turismo e Cristal, que ficam dentro do complexo, e os externos Giardino, Luppi e Eco Chalé.
 
“Os primeiros 15 anos do Rio Quente Resorts tiveram marcos importantes para a gente, como a inauguração do hotel Turismo, em 1977, e a chegada da Algar e da FLC como acionistas. O impacto na economia da região foi tão relevante que contribuímos com a emancipação do município de Rio Quente em 1988, tornando-o independente de Caldas Novas. A fama das águas quentes continuou se espalhando por todos os estados, impulsionando a operação de voos fretados, iniciada em 1989 e que se manteve por muitos anos. Regionalmente, a memória passada de geração em geração é muito forte. Muitas crianças compartilham a experiência dos pais em nosso destino”, conta Alessandro Cunha, CEO da Aviva.
 
Para se manter no radar de fidelização de clientes, o Rio Quente Resorts passou a fazer maiores investimentos em entretenimento, tornando-o o principal elemento na experiência de clientes. O principal deles foi o Hot Park, inaugurado em 1997 e eleito um dos melhores e mais visitados parques aquáticos do mundo, com mais de 22 atrações para todas as idades em 155 mil m². Entre as principais está a Praia do Cerrado, a maior praia artificial de águas naturalmente quentes do mundo, inaugurada em 2008.


“O parque passou a oferecer o benefício de acesso gratuito aos hóspedes, ampliando a experiência de diversão. Outro modelo de negócio importante para nosso crescimento foi o timeshare, comum nas Américas do Norte e Central, que proporciona a possibilidade de férias programadas por meio de pontos adquiridos com uma condição melhor de tarifas. O pioneirismo da Aviva, em 1999, permitiu que o Aviva Vacation Club, que neste ano completa 25 anos, seja o maior clube de férias da América do Sul, com mais de 30 mil famílias fidelizadas, representando quase metade da receita do negócio”, destaca Cunha.
 
UM OLHAR PARA O FUTURO - Nos próximos anos, a Aviva tem planejadas melhorias e renovações em seus produtos, além de inovações para o setor, mantendo sua posição de referência no turismo. O InCasa Residence Club é um novo produto premium na trilha de fidelização de clientes, que trará ao mercado de tempo compartilhado brasileiro um novo modelo em residências de férias, chamado de “fractional”. Os principais diferenciais estão na hospedagem em uma casa dentro de um resort, com atendimento, serviços e soluções exclusivas. Serão 40 casas de até 350 m2, com duas, três ou quatro suítes, e uma ampla estrutura de lazer, chamada de Club House, composta por bar, restaurante, lounges, fitness center e piscinas privativas, entre outras amenidades, garantindo conforto e exclusividade, além da disponibilidade de acesso à toda infraestrutura do destino, como Parque das Fontes, Hot Park, bares e restaurantes.
Também estão programadas reformas nos hotéis do complexo, ampliação da estrutura e equipamentos de entretenimento e lazer e outras novidades que devem ser anunciadas nos próximos anos.
 
NOVO CONSELHO - Para acompanhar o desenvolvimento de seu arrojado plano de crescimento, com investimentos previstos de 1,2 bilhão até 2028 - que incluem a renovação do Rio Quente Resorts e da Costa do Sauípe, tematização do Hot Park e o novo parque aquático Hot Park Baía das Tartarugas, na Bahia –, a Aviva anunciou um novo conselho de administração com membros independentes, oferecendo perspectivas que garantem a autonomia e acelera o desenvolvimento das ações corporativas da Aviva, alinhada a seus objetivos de longo prazo.
 
RIO QUENTE SUSTENTÁVEL - Entre 2010 e 2012, o Rio Quente Resorts instalou no complexo estações de tratamento de efluente (E.T.E.) e de água (E.T.A.) para devolver a água para o rio com alta qualidade e colaborar com a proteção dos mananciais. Alguns anos depois, foi construída uma segunda E.T.E. e a primeira foi doada ao município, ajudando a comunidade do entorno.
 
“Temos um time focado em sustentabilidade que atua há mais de 20 anos, muito antes de ESG ser um tema corporativo de grande relevância. A natureza é o nosso bem mais precioso e o centro do nosso produto. Entre outras iniciativas, nosso viveiro produz mudas que são usadas no paisagismo dos hotéis e mais de 13 mil já foram plantadas no corredor ecológico que nos conecta com a Serra de Caldas Novas. Cultivamos, também, cerca de 52 hectares de eucalipto para suprir a demanda de biomassa das lavanderias onde são higienizados os enxovais dos hotéis, por exemplo. Mas as ações não param por aí: temos uma horta que produz 85% das hortaliças consumidas no destino, usina fotovoltaica responsável por 25% da nossa energia, compostagem, entre outras”, afirma o CEO da Aviva.
 
Para saber mais sobre o Rio Quente Resorts, acesse https://www.rioquente.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.