Brand-News Publicidade 1200x90
25/03/2024 às 13h25min - Atualizada em 25/03/2024 às 13h30min

NOTAS RÁPIDAS – 25/03

GARI DO RIO DE JANEIRO É CONVIDADO PARA APRESENTAR SEU LIVRO EM HARVARD
 
Gari e escritor. Esse é Valdeci de Boareto. Um carioca que trabalha em uma escola municipal nos pés do Complexo do Alemão, e lançou um livro para contar sua jornada como coletor de lixo na cidade do Rio de Janeiro. E esse livro o levou a Harvard.
Valdeci é um dos convidados para palestrar em um evento que reúne histórias inspiradoras em uma das mais renomadas universidades do mundo. Se tornou escritor durante a pandemia e, agora, participará de um painel na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Valdeci trabalha em uma escola municipal na Zona Norte do Rio de Janeiro, e é autor da obra “Comportamento que te salva”, lançada na Bienal, que conta suas experiências pelas ruas do Rio.

FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
REDE DE FAST FOOD É CONDENADA POR MANDAR EMPREGADO BURLAR VALIDADE DE PRODUTOS
 
A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) não aceitou o recurso contra a indenização do ex-empregado do Burguer King do Shopping Pateo Itaquá, em Itaquaquecetuba (SP), obrigado a trocar etiquetas de produtos vencidos.
A ação foi iniciada em 2019 e, segundo o funcionário, a equipe era orientada pelas chefias a trocar as etiquetas dos produtos e, muitas vezes, tinham de consumi-los por não ter outra alternativa, além de oferecê-los ao público.
O valor da indenização será três vezes o último salário, de R$ 1.316,42, considerando os limites do que o empregado havia pedido, em decisão unânime.
Procurada pela CNN, a Zamp S.A., operadora de restaurantes como o Burguer King e responsável pela indenização, afirmou que “a companhia está acompanhando e tomará as medidas legais necessárias, de acordo com o andamento do processo.”
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
VALPARAÍSO ADVENTURE PARK, NO MARANHÃO, ANUNCIA EXPANSÃO MILIONÁRIA
 
Tirolesa com um percurso de 220 metros passando sobre uma reserva florestal e uma piscina de ondas com borda de areia natural. Parece um bom lugar para passar o final de semana? Não bastassem essas aventuras, o parque aquático Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), vai ampliar suas atrações.
Entre as novidades estão um tobogã de 65 metros de comprimento e quatro pistas, um espaço para famílias e crianças com jatos de água, fontes e instalações interativas e um restaurante temático em homenagem ao Maranhão.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
BRASILEIROS CRIAM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PORTÁTIL USADA EM ZONAS DE GUERRA
 
Uma startup brasileira desenvolveu um purificador de água portátil que vem sendo usado para ajuda humanitária em 20 países desde zonas de guerra até regiões remotas sem acesso à água potável. O equipamento, na prática, funciona como uma espécie de estação de tratamento de água e usa dialisadores hospitalares para filtrar partículas muito pequenas de sujeira.
Os dialisadores são usados em hospitais para filtrar resíduos no sangue de pacientes e funcionam como última barreira do purificador para evitar a contaminação da água por vírus e bactérias.
O equipamento, produzido pela startup paulistana PWTech, permite que comunidades tornem potáveis fontes de água alternativas, como poços, rios ou água de chuva. Ele pesa cerca de 20 quilos e tem o tamanho um pouco maior do que uma mala de viagem - um metro de largura e 43 centímetros de altura. O aparelho tem autonomia para filtrar até 10 mil litros de água por dia e custa cerca de R$ 15 mil.
"O equipamento estava fornecendo um litro de água por pessoa a cada dia no Haiti. Já na Ucrânia, cerca de dez litros. Depende da necessidade e da condição de cada lugar", diz Fernando Marcos Silva, CEO e um dos fundadores da startup. "No Haiti, o equipamento estava processando seis mil litros de água por dia, portanto, impactando seis mil pessoas".
A portabilidade fez com que os purificadores fossem utilizados pelo governo brasileiro para prestar assistência em regiões remotas, como terras indígenas Yanomami ou para auxílio humanitário no exterior, em locais como Haiti, Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Ele pode ser ligado diretamente à rede elétrica, por meio de geradores ou placas solares. É comum, inclusive, que o equipamento seja enviado para essas regiões junto de painéis fotovoltaicos. "A inovação está na portabilidade do equipamento" afirma Silva.
 
FONTE: Exame - @exame
 
 
PROJETO ESTABELECE LIMITE MÁXIMO DE ALUNOS EM SALAS DE AULA QUE POSSUAM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
 
Está em análise pelas Assessorias e Comissões Permanentes da Câmara de Poços o Projeto de Lei n. 35/2024, que autoriza o Poder Executivo a estabelecer um limite máximo de 20 estudantes nas salas de aula da educação infantil e ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino que possuam a matrícula de um estudante com deficiência. A proposta é de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT).
A medida está amparada na Lei nº 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O Projeto de Lei estabelece que, nos casos em que a sala de aula possuir dois ou mais estudantes deficientes ou com transtornos do desenvolvimento, as demais matrículas não poderão exceder o limite de 15 estudantes. Além disso, as salas de aula de todos os níveis da rede municipal de educação que possuam matrículas de dois ou três estudantes deficientes poderão contar com um professor auxiliar.
Segundo Luzia Martins, o projeto se configura como uma iniciativa fundamental para aprimorar as condições de aprendizado e inclusão, além de reconhecer o impacto direto nas condições laborais dos professores. Na proposição, a vereadora pontua a realidade enfrentada por pessoas com deficiência ou com transtornos do desenvolvimento e a existência de barreiras de acessibilidade em diversos ambientes, sendo as unidades escolares muitas vezes inadequadas e superlotadas. Por fim, enfatiza a questão do aumento significativo da população de Poços e, consequentemente, do número de estudantes.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]

 

ABERTO CREDENCIAMENTO DE CERVEJARIAS PARA FESTA DO TRABALHADOR
 
A Prefeitura de Poços, por meio da Secretaria de Turismo, abriu credenciamento para empresas de produção sul mineira de cervejas artesanais durante a realização da Festa do Trabalhador 2024, que acontece em 1º de maio, no Parque Municipal Antônio Molinari e no Parque Ecológico da Zona Sul.
Através do Credenciamento Público para cervejarias, a Prefeitura irá disponibilizar 10 espaços (tendas) a empresas de produção de cervejas e chopps artesanais, sendo seis para o Parque Municipal e quatro para o Parque Ecológico durante a Festa do Trabalhador. O credenciamento de espaço público a título precário prevê contrapartida social para as empresas participantes.
As empresas interessadas têm até o dia 12 de abril para se inscreverem. O formulário-padrão de inscrição deve ser enviado exclusivamente de forma online. Todas as informações podem ser acessadas no Diário Oficial do Município, edição nº 1418, de 25 de março, no site da Prefeitura, que também disponibiliza o documento na seção Editais do Turismo. Dúvidas ou informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (35) 3697-2303 ou 3697-2305 ou pelo e-mail [email protected].
Haverá ainda Chamamento Público para a exploração da praça de alimentação, voltada às entidades socioassistenciais do município, e também para empresas interessadas no patrocínio da festa, entre outros.
 
FONTE E FOTO: Site da Prefeitura de Poços de Caldas - www.pocosdecaldas.mg.gov.br

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.