Brand-News Publicidade 1200x90
13/03/2024 às 15h49min - Atualizada em 13/03/2024 às 15h49min

19º Flipoços divulga programação oficial nesta quinta e anuncia a presença do ilustre imortal Ruy Castro

FONTE: GSC Eventos Especiais - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Ruy Castro estará em Poços de Caldas no dia 4 de maio
 
Um dos maiores biógrafos do Brasil, imortal da Academia Brasileira de Letras, também inaugura a 1ª Vila Literária de Minas Gerais
 
A programação oficial do 19º Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas será divulgada nesta quinta-feira, dia 14 de março, a partir das 8h, pelo site www.flipocos.com. O público poderá checar todas as atividades e se programar para vir para Poços de Caldas, de 27 de abril a 5 maio, para desfrutar da intensa programação cultural e literária durante nove dias nos quais o centro histórico da cidade vai se transformar na 1ª Vila Literária de Minas Gerais.
 
Grandes nomes da literatura brasileira, dos vários gêneros literários, em especial crônicas, estarão na cidade para compartilhar suas obras com o público.
 
O renomado escritor, biógrafo e jornalista Ruy Castro, imortal da Academia Brasileira de Letras e um dos mais importantes cronistas brasileiros, estará no Flipoços dia 4 de maio, às 19h, no Palco Coreto Cultural, e brindará o público com a conferência tema do festival “A crônica nossa de cada dia”. Quem apresenta o imortal Ruy é Rodrigo Falconi, cocurador do Festival.
 
Ruy Castro, é autor de mais de 50 livros, incluindo biografias como “O anjo pornográfico - A vida de Nelson Rodrigues” (1992), “Estrela solitária - Um brasileiro chamado Garrincha” (1995) e “Carmen - Uma biografia” (2005), além de livros de reconstituição histórica, como “Chega de Saudade” (1990), “A noite do meu bem” (2015) e “Metrópole à beira-mar” (2019), todos pela Companhia das Letras. Já recebeu sete vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, incluindo dois prêmios de Livro do Ano, por “Estrela solitária” e “Carmen”. Em 2022 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, um ano depois de ter recebido, da mesma Academia, o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra.
 
Além do encontro com Ruy Castro, a curadoria anuncia ainda como parte do tema central do Festival a mesa "Crônica: um gênero caleidoscópico?", que contará com a presença dos cronistas finalistas do Prêmio Jabuti 2023 Julián Fuks (“Lembremos do Futuro, crônicas do tempo da morte do tempo”), Sophie Ganeff (“As vozes da minha cabeça”) e Cristiana Rodrigues (“Vastidão”). Participação também do cronista Luiz Eduardo de Carvalho, que lança de forma inédita no Festival, "Mãos de Deus - biografia autorizada do padre Júlio Lancellotti". Quem estará na coordenação desta mesa será o cocurador Sérgio Montero
 
Todas as atividades são gratuitas e a organização solicita que seja comprado um livro novo na Feira do Livro e doado para a campanha Doe um Livro do Flipoços 2024.
 
O 19º Flipoços vai acontecer de 27 de abril a 5 de maio de 2024 na primeira Vila Literária de Minas Gerais que será montada no Parque José Affonso Junqueira, centro histórico da cidade. O evento contará com mais de 60 tendas de editoras, livrarias e parceiros, com decoração e iluminação cênica, dois palcos e outros espaços alternativos que irão oferecer atividades para todas as idades.
   
Realização: GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura.
Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Nutrire, Myrallis, Docol e GreenPCR.
Transporte Oficial: Viação Santa Cruz.
Apoio Cultural: CITUR, Leitura Play.
Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf.
Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Fruta Madura 50+, Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Portal Brand-News, Mantiqueira, Jornal da Cidade Poços Já e Poços.com.
Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Cooffee e Thermas Antonio Carlos.
Instituições parceiras: Caminhos Gerais e Descubra Poços.
Ação Sustentável: Ação Reciclar e Conexão S.A.
Internet Exclusiva: Telemídia
Festivais parceiros: Filigram - Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip.
Apoio Institucional: Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais.
Parceria internacional: Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria - CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Social.
 
Seja também patrocinador desta importante iniciativa cultural literária de Poços de Caldas.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (35) 3697- 1551, acesse o site www.flipocos.com  e as redes sociais @flipocos.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.