Brand-News Publicidade 1200x90
13/03/2024 às 15h47min - Atualizada em 13/03/2024 às 15h47min

Mutirão de drenagem linfática para pacientes de blefaroplastia mobiliza Fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas

FONTE: Assessoria de Imprensa da PUC Minas - FOTOS: Bruno Lima

 
Alunos e professores realizaram 128 atendimentos gratuitos no último fim de semana
 
Cerca de 15 alunos e seis professores do Curso de Fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas realizaram, entre sexta-feira, 8 de março, e sábado, dia 9, mais de 100 atendimentos gratuitos de drenagem linfática manual (DLM) a pacientes que foram submetidos à blefaroplastia (plástica para remoção do excesso de pele nas pálpebras ou correção da flacidez na região) em mutirão cirúrgico ocorrido na quinta-feira, 7. A ação foi vinculada ao XIV Congresso Sul Mineiro de Cirurgia Plástica, realizado pelo Campus em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) nas regionais de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro
 
Após a realização do mutirão de blefaroplastia, que mobilizou dezenas de cirurgiões plásticos voluntários, o Curso de Fisioterapia ofereceu o procedimento de drenagem linfática aos pacientes em recuperação de maneira gratuita. O objetivo era contribuir com a reabilitação por meio de uma técnica altamente recomendada no período pós-operatório. Os benefícios estão relacionados à prevenção de edemas, enfisemas na pele, retrações decorrentes de cicatrizes, fibroses, lipomas, seromas, contrações musculares e redução da sensibilidade, entre outras condições. 
 
Foram realizados 77 atendimentos de DLM no primeiro dia da ação e 51 no dia seguinte, totalizando 128 procedimentos. A técnica permite drenar o excesso de fluido acumulado entre órgãos, mantendo o equilíbrio da pressão interna e reduzindo os inchaços. Os estagiários de Fisioterapia passaram, previamente, por um treinamento em que foram repassados os conhecimentos relacionados à técnica, abordados em disciplina do curso. 
 
Para os docentes envolvidos na ação, os alunos se beneficiam na medida em que exercitam a interprofissionalidade, isto é, a articulação entre trabalhadores de diferentes áreas, que possibilita atender o paciente visando a saúde integral. Além de atuar em atividades específicas, o Curso de Fisioterapia presta serviços permanentes à população por meio da Clínica de Fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas. Os atendimentos são gratuitos, com vinculação ao Sistema Único de Saúde (SUS), e realizados mediante agendamento e encaminhamento médico.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3729-9252.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.