08/03/2024 às 15h37min - Atualizada em 08/03/2024 às 15h37min
IA generativa vai reduzir em 25% o uso de buscadores até 2026
Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Foto meramente ilustrativa - Reprodução Google
De acordo com o Gartner, até 2026, o uso de buscadores tradicionais (Google, Bing, Yahoo, por exemplo) deve cair 25% e haverá eventual perda de market share de publicidade dessas plataformas. O motivo da queda será o avanço da utilização de CHATBOTS, AGENTES e ASSISTENTES VIRTUAIS com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para a realização de pesquisas.
O crescimento dessas novas soluções será acelerado pela lA GENERATIVA, que está começando a se tornar uma substituta dos motores de busca, com respostas mais ASSERTIVAS e INTELIGENTES.
O Gartner prevê ainda que essa transição deve forçar marcas e empresas a REPENSAREM suas ESTRATÉGIAS de canais e marketing. Outros movimentos que devem puxar o consumo de busca via CHATBOT e agentes virtuais são:
• Redução do custo de PRODUÇÃO de CONTEÚDO, que impactará o preço nas estratégias de palavras-chave dos buscadores;
• Com isso, os algoritmos dos buscadores vão focar mais na QUALIDADE do CONTEÚDO para compensar o grande volume de conteúdos feitos com IA;
• As empresas vão precisar de PRODUTOS e CONTEÚDOS fidedignos e de qualidade, únicos, para se aproximar dos seus consumidores, o que dependerá de EXPERTISE, EXPERIÊNCIA, AUTORIDADE e CONFIABILIDADE.
A identificação com MARCA D'ÁGUA em conteúdos feitos por lA também deve ter um papel relevante na forma como os buscadores devem exibir esses conteúdos nas pesquisas. Preparados?
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores