Brand-News Publicidade 1200x90
06/03/2024 às 16h20min - Atualizada em 06/03/2024 às 16h20min

Jornalistas participam do lançamento do Comida di Buteco 2024 em Poços

FONTES: Brand-News / Wiliam de Oliveira / Arquivo - FOTOS: Brand-News
Na terceira e última parada da noite, a “caravana” visitou o Cana Benta, no Parque Primavera

 
Concurso gastronômico acontece de 5 a 28 de abril, em Poços de Caldas, reunindo 27 estabelecimentos, com o lema “Somos Todos Buteco”
 
Um grupo formado basicamente por jornalistas e representantes dos veículos de comunicação participaram na noite de ontem (5), em Poços, do lançamento da 17ª edição do Comida di Buteco.
A apresentação para a imprensa foi feita pela coordenadora regional Marina Chimenti e o assessor de comunicação Wiliam de Oliveira, que falaram sobre o concurso gastronômico que vai acontecer na cidade, no período de 5 a 28 de abril, reunindo 27 estabelecimentos.
 
Segundo eles, esta edição não terá um tema específico - as únicas regras são: não existem petiscos iguais e o valor fixo será de R$35,00 em todas as cidades nas quais o concurso é realizado.
 
O grupo conheceu, em primeira mão, os petiscos de três botecos participantes: Black Jack, Delícias da Vó Divina e Cana Benta.
Vencedor da edição 2023 em Poços com o “Vulcãozinho”, o Black Jack traz este ano para o concurso a “Vaquinha no Jiló”, prato elaborado com costela bovina. Estreando no concurso, Delícias da Vó Divina tem como trunfo a utilização de banha suína no preparo do “Porquinho Vó Divina”. Já o Cana Benta chega com o “Bolinho de Vaca Atropelada”, feito com costela cozida.
Para acompanhar, cerveja Amstel, uma das patrocinadoras do evento.
 
 













Os nomes dos demais estabelecimentos estão sendo mantidos sob sigilo pela organização e em breve serão anunciados no site do Comida di Buteco. A novidade deste ano é que a vizinha cidade de Caldas passa a integrar o circuito gastronômico, com 2 bares.
 
Antes de iniciar a “caravana” aos butecos, o jornalista Wiliam de Oliveira fez uma homenagem ao comunicador, cantor e apresentador Pedro Bertozzi, que faleceu no último domingo (3), e também à jornalista Angela Turda, que durante anos esteve à frente da organização local do concurso.  
 
DINÂMICA - O Comida di Buteco é um concurso nacional e segue a mesma dinâmica em todos os circuitos onde é realizado. Com o voto popular e de um grupo de jurados, é eleito o melhor buteco. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias, 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o dos jurados 50%.
 
Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional e, depois de eleitos os campeões de cada circuito, acontece a etapa nacional. Em julho, um novo corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil e nomeado então, o Campeão Nacional.
 
O Comida di Buteco tem sua realização viabilizada por empresas que entendem seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
 
CAPACITAÇÃO - No finalzinho de fevereiro, os estabelecimento de Poços participaram das capacitações oferecidas pelo Prepara Gastronomia, oferecido pelo Sebrae Minas. O programa oferece suporte empresarial para pequenos negócios de alimentação fora do lar no estado, através de conteúdos exclusivos e gratuitos (entre eles, artigos, podcasts, vídeos e e-books), com o objetivo de melhorar a gestão dos empreendimentos, prepará-los para as novas demandas do mercado e valorizar as vocações e experiências gastronômicas regionais, estimulando não só a gastronomia, mas também toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, comércio e serviços.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.