Brand-News Publicidade 1200x90
04/03/2024 às 15h46min - Atualizada em 04/03/2024 às 15h46min

Prefeito assina Termo de Cooperação técnico-científica para implantação do Museu da Imigração Italiana em Poços

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
C 
O prefeito Sérgio Azevedo recebeu, na manhã desta segunda, 4, representantes do Museu de Gênova em seu gabinete. Paolo Masini, presidente do MEI - Museo Nazionale dell’Emmigrazione Italiana, e Pierangelo Campodonico, diretor do MEI e do Galata-Museo del Mare de Genova, estão no Brasil participando de diversos eventos em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no país e encerram a agenda de compromissos em Poços de Caldas.
 
A comitiva está sendo ciceroneada por integrantes do Círculo Ítalo-brasileiro do Sul de Minas, que tem como presidente Elaine Piva. Durante a reunião no gabinete do prefeito, foi assinado um Termo de Cooperação entre o município de Poços de Caldas, o Círculo Ítalo-brasileiro do Sul de Minas e o Museu de Emigração Italiana, visando o início de um projeto de colaboração técnico-científica para a implantação do Museu da Imigração Italiana em Poços.
 
O local indicado para abrigar o museu seria o Country Club, que possui edificações ocupadas por duas secretarias municipais, que serão transferidas para o Paço Municipal. Ao Círculo Ítalo-brasileiro no Sul de Minas caberá o levantamento de todo o acervo que irá compor o museu e sua administração.
 
“A cultura italiana é muito forte na cidade e devemos perpetuar toda esta memória, da história que esses imigrantes ajudaram a construir. Devemos preservar todo este legado que deixou marcas indeléveis na cultura do nosso povo”, ressaltou o prefeito.
 
Para Elaine Piva, a visita dos representantes do Museu de Gênova a Poços é um marco significativo para que o projeto do museu local se torne realidade. A agenda local dos representantes italianos incluiu visitas a locais históricos, como a Fazenda Santo Aleixo e às cristalerias locais (foto), onde se preserva o modo de fazer dos cristais como na Ilha de Murano, na Itália.
 
O Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas é uma entidade sem fins lucrativos com 12 anos de existência, que promove reuniões e eventos para o fortalecimento das tradições. Segundo informações da diretoria, em Poços de Caldas e cidades próximas, são de 30 a 40 mil descendentes de italianos, constituindo-se na segunda maior colônia em Minas Gerais.
 
Participaram do encontro no gabinete do prefeito, os representantes do Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas: Elena Blasi, secretária; Victor Marchesi e Wanderson Araújo, conselheiros fiscais; e Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, Doutora em Patrimônio pela UNICAMP, Pesquisadora FAU USP e Presidente do CICOP.NET BRASIL, ligado ao CICOP Italia ONLUS International Center for the Conservation of Architectural Heritage. O encontro contou ainda com as presenças dos secretários Paulo Ney de Castro Jr. (Governo), Israel Pereira (Turismo), Donizetti Albino (Comunicação) e Ana Alice de Souza (Administração).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.