FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c Criada através da Lei Complementar n. 213/2020, a Ouvidoria do Povo é um órgão auxiliar do Poder Legislativo na fiscalização da execução dos serviços públicos municipais. Recentemente, durante a terceira reunião ordinária do ano, aconteceu a eleição para o ouvidor-geral da Câmara. O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), o Flavinho, foi escolhido pelos demais parlamentares e estará à frente do cargo em 2024.
A Ouvidoria é responsável por receber denúncias, reclamações, elogios e sugestões, fazendo os seguintes encaminhamentos: em caso de denúncias, requerer as informações necessárias ao Executivo, visando apurar os fatos relatados e encaminhá-las aos órgãos competentes; em caso de reclamações, requerer informações e fazer as indicações necessárias, visando atender aos interesses dos usuários dos serviços públicos e auxiliar o Executivo na melhoria das prestações dos mesmos; em caso de elogios e sugestões, encaminhar ao Executivo na forma de Indicações.
Flavinho falou sobre a importância desse canal de comunicação com a população. “Tive a grata satisfação de ser escolhido como ouvidor para esse último ano de mandato na Câmara nesta Legislatura. Eu me sinto muito orgulhoso e muito feliz de ter esse reconhecimento do Legislativo como um todo. O objetivo é que a gente possa estabelecer, cada vez mais, respeitando e seguindo os antecessores que assumiram este cargo, um diálogo com a população, sendo um canal direto entre cidadão e Poder Executivo. Sabemos que a Ouvidoria é muito procurada pelas pessoas que utilizam, principalmente, o Sistema Único de Saúde. Não são só essas demandas, mas as pessoas recorrem ao Legislativo quando encontram algumas dificuldades, principalmente em informações que até os próprios vereadores têm para conseguir, como andamento de processos, reclamações e dúvidas. Então, tenho certeza que a Ouvidoria, com a força de todos os vereadores, vai conseguir ser este canal que visa à resolução dos problemas dos poços-caldenses”, ressaltou.
De acordo com a Lei Complementar 213, a Ouvidoria do Povo funcionará no gabinete do vereador eleito. As sugestões e reclamações podem ser feitas, também, através de um canal exclusivo no site da Câmara. Em posição de destaque, no topo da página, o bannerE-Ouv permite que a população encaminhe e acompanhe as demandas cadastradas.