Brand-News Publicidade 1200x90
26/02/2024 às 16h13min - Atualizada em 26/02/2024 às 16h13min

Intolerância à lactose: diagnóstico e mudanças na alimentação

FONTE E FOTO: Assessoria de imprensa - UNINASSAU - [email protected]
C 
Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem desenvolver esse distúrbio digestivo
 
A pessoa é considerada intolerante quando há uma ausência total ou parcial da enzima lactase, responsável por quebrar adequadamente a lactose, também conhecida como “açúcar” do leite. Esse problema pode surgir por conta de condição congênita, doenças intestinais ou idade avançada. Os sintomas mais comuns são náuseas, diarreia e dores abdominais. 
 
“No caso de intolerância à lactose, o paciente deve evitar ou reduzir o consumo dos seguintes alimentos: leite de vaca, queijo, requeijão, manteiga, pão e qualquer outro derivado do leite. Dependendo da intensidade dos sintomas, eles devem ser totalmente retirados do cardápio alimentar”, explica Jussara Pessôa, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem
 
Para evitar a perda nutricional causada pela restrição, é indicado que as pessoas comprem produtos “zero” lactose ou substituam o leite de vaca pelo de soja, os pães por tapiocas e a manteiga por geleia, por exemplo. O correto é que essas mudanças sejam graduais, permitindo que o paciente se acostume com os novos hábitos.
 
“Junto a essas mudanças, a pessoa pode fazer uso do suplemente enzimático, que assume o papel da lactase. Ele deve ser tomado antes da refeição para diminuir ou evitar os sintomas. O efeito varia bastante, dependendo do organismo e da quantidade de laticínio e derivados ingeridos”, adiciona Jussara. 
 
A nutricionista ainda ressalta que há uma diferença entre intolerância e alergia alimentar, também conhecida como APLV. “Enquanto uma é causada pela falta da lactase e excesso de lactose no corpo, a outra ocorre devido à proteína do leite. A pessoa sofre uma reação inflamatória, podendo afetar até o sistema respiratório. Portanto, é importante buscar um profissional para receber o diagnóstico e tratamento corretos.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.