23/02/2024 às 15h30min - Atualizada em 23/02/2024 às 15h30min
+ DO TURISMO – 23/02
x
LATAM inicia 2024 na liderança do setor aéreo brasileiro, aponta ANAC
Companhia conquistou 36,7% do mercado aéreo doméstico e 22%¹ do internacional no País em janeiro
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acaba de confirmar que a LATAM iniciou 2024 como líder do setor aéreo brasileiro. Segundo os dados de janeiro, a companhia obteve 36,7% de participação no mercado doméstico. Na operação internacional, a LATAM também liderou o mercado brasileiro com participação de 22%¹.
Mais eficiente e competitiva, opera atualmente a maior malha aérea da sua história no País, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo no Brasil desde 2021 (em RPK²). O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Nos voos internacionais, a LATAM é também a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.
Latam é empresa aérea que mais cresce no Brasil
A LATAM tem como compromisso ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Por isso, é a companhia aérea que mais cresce no Brasil desde 2021.
Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no País, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.
Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.
FONTE: Imprensa LATAM - [email protected] - FOTO: Arquivo/Divulgação