Brand-News Publicidade 1200x90
16/02/2024 às 17h06min - Atualizada em 16/02/2024 às 17h06min

A vida de Rita von Hunty em crônicas no Flipoços 2024

FONTE: GSC Eventos Especiais - [email protected] - FOTO: @seaceeo_divulgação
c 
Guilherme Terreri estará pela primeira vez no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas
 
Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita von Hunty, é uma das presenças confirmadas no Flipoços 2024. Ele estará no Festival no dia 2 de maio, quinta-feira, às 17h30, no Palco Central - Coreto Cultural da Vila Literária na Mesa "As crônicas de Rita von Hunty".
 
Guilherme se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como ator durante alguns anos antes de ter que se mudar para São Paulo. É professor, ator, comediante, youtuber.
Em 2013, durante o Carnaval, decidiu dar vazão à sua veia artística ao ir a uma festa, caracterizado como Rita von Hunty. Lá recebeu um convite para fazer um trabalho para uma empresa, dando início à sua personagem drag Rita von Hunty.
Ele criou este personagem para quebrar com estereótipos sobre drag queens, como ser uma caricatura do feminino ou superficial. Seu nome advém de Rita Hayworth, famosa atriz americana dos anos 40. "Hunty" é uma gíria da comunidade drag para demonstrar afeição ou carinho, e "von" remete à realeza.
 
Em Poços de Caldas, o ator não estará “montado” exatamente para contar com tranquilidade sobre a criação da personagem, que hoje é um ícone e uma referência na categoria “drags”.  Além disso, baseado na temática do Festival, Guilherme terá “muitos causos” para contar destes anos todos como “performer” de Rita von Hunty.
 
Participa com ele desta conversa o escritor e jornalista Valmir Moratelli, que é doutor em Comunicação pela PUC-Rio e autor do livro “A invenção da velhice masculina” (ed. Matrix), fruto de sua tese de doutorado. É colunista da revista VEJA, professor da ESPM e diretor de cinema. Seu livro anterior, “Armários Abertos”, traz depoimentos sobre identidades LGBTQIAPN+. Valmir, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento, representação de gêneros, masculinidade e novas formas de linguagens audiovisuais. Entre os filmes que dirigiu, estão “Rosa - A narradora de outros Brasis” (2023), vencedor do festival de Vassouras como Melhor Documentário; “Corpo São” (Primebox, 2022), sobre pessoas gordas; e “Prateados - A Vida em Tempos de Madureza” (Globoplay, 2021), sobre as temáticas do envelhecimento brasileiro. Valmir participa ainda no dia 3 de maio, às 18h, da mesa “Representações do homem idoso: machismo, patriarcado e etarismo na História das Artes” com a apresentação de Marcelo Abuchala e Alexandre Ribeiro.
 
A 19ª edição do Flipoços na primeira Vila Literária de Minas Gerais, vai acontecer de 27 de abril a 5 de maio, no Parque José Afonso Junqueira, centro histórico da cidade.
 
Realização GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura.
Patrocínios Rede Itaú, Valgroup, Nutrire, Myrallis e Docol. Transporte Oficial Viação Santa Cruz.
Apoio Cultural Grupo Citur, Leitura Play. Apoio de Mídia Revista Aorta, Livronews e Publishnews. Espaços parceiros Lascaux Chocolateria e BoldBloom Café. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Festivais parceiros Filigram - Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip.
Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel.
Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria - CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Social.
 
Seja também patrocinador desta importante iniciativa cultural literária de Poços de Caldas e de reconhecimento internacional. Para mais informações, entre em contato pelo (35) 3697-1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.