Brand-News Publicidade 1200x90
16/02/2024 às 16h01min - Atualizada em 16/02/2024 às 16h01min

Sebastião Salgado anuncia aposentadoria

FONTE: Eduardo Ribeiro - Jornalistas&Cia - [email protected] - FOTOS: Reprodução Google
c 
Aos 80 anos, fotógrafo é editor de seu próprio acervo de fotos, cujo arquivo conta com pelo menos 500 imagens, e prepara diversas exposições para os próximos meses
 
O fotógrafo Sebastião Salgado, referência mundial na área, anunciou sua aposentadoria da fotografia de campo. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Salgado, que completou 80 anos no dia 8 de fevereiro, declarou que seu corpo está sentindo os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores, e que é hora de parar.
 
“Eu sei que não viverei muito mais tempo. Mas não quero viver muito mais. Já vivi muito e já vi muitas coisas”, declarou o fotógrafo, que percorreu mais de 130 países ao longo de décadas de trabalho. Salgado sofre com uma doença sanguínea resultante da malária que contraiu quando estava na Indonésia, e tem problemas de coluna devido a uma mina terrestre que explodiu o carro em que estava durante a guerra de independência de Moçambique, em 1974. Apesar dos problemas de saúde, segundo o The Guardian, segue forte e ativo, capaz de caminhar e andar de bicicleta vários quilômetros por dia.
 
Mesmo se aposentando do trabalho de campo, Salgado não abandonou a fotografia. Ele é agora editor de seu próprio acervo de fotos, que reúne trabalhos realizados ao longo da carreira. O arquivo contém pelo menos 500 mil imagens, mas uma nova contagem deve ser feita em breve.
 
Além disso, prepara diversas exposições para os próximos meses. Salgado está trabalhando com o Wende Museum, de Los Angeles, para montar uma exposição sobre trabalhadores industriais na União Soviética. Também prepara um projeto sobre suas primeiras fotografias com o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e deve exibir mais de 250 fotografias sobre a Amazônia durante a COP 30, em Belém. Também terá suas fotografias expostas no Somerset House de Londres, em abril, evento no qual receberá o prêmio Sony World Photography Awards 2024 por sua contribuição ao setor da fotografia.
 
Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Sua trajetória na fotografia teve início apenas em 1973, aos 29 anos. Trabalhou nas principais agências de fotografia do mundo, como a Magnum Photos, em 1979, e tornou-se referência mundial no setor. Em 1994, deixou a Magnum Photos e fundou sua própria agência, a Amazonas Images, ao lado da esposa Lélia Wanick Salgado, com quem está casado há 60 anos.
 
Seus trabalhos foram sempre muito premiados, com destaque para o projeto Amazônia (foto), lançado em 2021, que trouxe fotos do cotidiano de tribos indígenas da região.
 
 
Com a colaboração de Fernando Morais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.