Brand-News Publicidade 1200x90
16/02/2024 às 15h57min - Atualizada em 16/02/2024 às 15h57min

NOTAS RÁPIDAS – 16/02

COBERTURA JORNALÍSTICA SEM JORNALISTAS
 
A transmissão do Carnaval do Rio pela Globo foi, no mínimo, polêmica. A exclusividade na transmissão - o que não é novo - teve este ano uma particularidade. Em vez de jornalistas, a cobertura foi feita por influenciadores e nomes do entretenimento.
A audiência não perdoou, e partiu para as críticas nas redes sociais logo na primeira noite (domingo, 11/2) de desfile das escolas de samba do grupo especial. Às críticas somaram-se elogios à GloboNews, por um trabalho essencialmente jornalístico, também acompanhado pelo g1.
Leo Dias, respeitada voz para assuntos de TV, no dia seguinte (12/2), reuniu e detalhou o descontentamento no artigo Fiasco: transmissão da Globo erra ao apostar em influenciadores no lugar de jornalistas, sobre o que considerou uma estratégia editorial equivocada.
No mesmo dia, a Fenaj divulgou nota em que repudia falhas na transmissão e destaca a importância do jornalismo na cobertura do Carnaval. Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados foram alguns dos problemas que a entidade ressaltou.
 
FONTE: Eduardo Ribeiro - Jornalistas&Cia - [email protected]
 
 
NASA COGITA TER APENAS MULHERES PARA MISSÃO A MARTE PARA EVITAR SEXO ENTRE A TRIPULAÇÃO
 
Para não transarem, a equipe teria só homens ou só mulheres. Mas pesou a favor delas o fato de trabalharem melhor em time e brigarem menos pela posição de liderança.
 
FONTE: Fatos Desconhecidos - @fatosdesconhecidos
 
 
PESQUISA: 3 EM CADA 4 BRASILEIROS ACREDITAM QUE IA SUBSTITUIRÁ SEUS EMPREGOS
 
Você se sente ameaçado? As inquietações sobre a extensão da inteligência artificial (IA) têm se feito bastante presentes, atingindo até mesmo o mercado de trabalho. Atualmente, três em cada quatro profissionais brasileiros acreditam que a IA substituirá seus empregos.
Os dados são de um levantamento realizado pela Page Interim, com 5.354 profissionais da América Latina.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
REINCIDÊNCIA: QUANTOS PRESOS VOLTAM A COMETER CRIMES NO BRASIL?
 
País com a terceira maior população carcerária do mundo (quase 827 mil presos), o Brasil registra também alto índice de egressos de penitenciárias voltando ao sistema prisional por reincidência de crimes. Não há números oficiais, mas estudos mostram que cerca de 1/3 dos que cumpre pena acaba preso novamente.
A precariedade do sistema carcerário, condições socioeconômicas adversas e a ausência de políticas públicas voltadas aos egressos ajudam a explicar esse cenário. Por outro lado, há críticas a benefícios previstos pela legislação, como as saídas temporárias das cadeias.
Episódios de violência nas ruas que envolvem ex-presidiários assustam a população e fazem gestores e legisladores cobrarem endurecimento das leis.
 
FONTE: Estadão - @estadao
 
 
ELON MUSK QUER COMPRAR A DISNEY? ESPECULAÇÕES APONTAM QUE SIM
 
A imprensa internacional tem especulado que Elon Musk estaria interessado em comprar a Disney. E a sua presença, no último final de semana, na pré-estreia do filme independente “Lola”, codirigido pela atriz americana Nicola Peltz, filha do investidor bilionário Nelson Peltz, que por um acaso está tentando interferir nos negócios do conglomerado de entretenimento, só fez aumentar os rumores.
Durante o evento, o CEO da Tesla e da SpaceX foi questionado por um repórter da FabTV sobre o porquê da sua participação no evento, e a sua resposta foi um tanto intrigante: “Estou aqui apenas com amigos... pensando em quais empresas adquirir”.
 
FONTE: Fatos Desconhecidos - @fatosdesconhecidos
 
 
AUTORIDADES ITALIANAS ALERTAM PARA “SOBRECARGA” DE PEDIDOS DE CIDADANIA POR BRASILEIROS
 
A região do Vêneto, na Itália, enfrenta um grande influxo de pedidos de reconhecimento de cidadania por parte de brasileiros, ultrapassando 150 mil solicitações. Municípios como Tribano e Valdastico estão sobrecarregados, levando autoridades locais a protestarem. O processo envolve o Judiciário e exige que a cidade de origem do ancestral do solicitante reconheça a cidadania.
O aumento na demanda levou algumas prefeituras a contratarem mais funcionários ou oferecerem horas extras. O processo, embora tenha prazo de aproximadamente um mês, é difícil e pode custar até 2 mil euros, gerando críticas e reclamações. As dificuldades incluem buscas por antepassados com informações vagas, como nomes e datas imprecisas, tornando o processo complexo para os funcionários.
Apesar das queixas, alguns argumentam que as taxas cobradas pelas prefeituras compensam os custos envolvidos no procedimento.
 
FONTE: Exame - @exame
 
 
DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS BATEM RECORDE NO BRASIL, MOSTRA LEVANTAMENTO
 
Demissões voluntárias cresceram no Brasil e bateram recorde de 7,3 milhões de pessoas em 2023, uma fatia de 34% dos mais de 21,5 milhões de desligamentos registrados, segundo dados organizados pela LCA Consultores com base no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Para especialistas, o cenário indica o aquecimento da economia após a crise sanitária e a mudança das prioridades dos profissionais, sobretudo os mais jovens, em meio a um cenário de mudanças nas relações do trabalho com a popularização do home office.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
GOVERNO DE MINAS VAI LANÇAR PROJETO TURÍSTICO MINAS SANTA 2024
 
O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas de Oliveira, apresentam oficialmente, na segunda-feira (19/2), o projeto turístico Minas Santa.
O lançamento do programa será feito no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na ocasião, também será realizada uma Missa em Ação de Graças presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
 
FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected]
 
 
CIENTISTAS DIZEM TER ACHADO OVO DA ÉPOCA ROMANA “AINDA COM GEMA” DE 1,7 MIL ANOS
 
Cientistas do Reino Unido dizem ter ficado "absolutamente estupefatos" ao descobrir a gema e parte da clara dentro de um ovo de galinha de 1,7 mil anos.
O ovo, encontrado em uma escavação de um sítio arqueológico da época romana em Buckinghamshire, na Inglaterra, seria único no mundo. O conteúdo foi revelado por um exame de tomografia computadorizada.
Outros ovos foram encontrados pelos arqueólogos no local, mas acabaram se quebrando durante a escavação, liberando um "fedor poderoso".
A descoberta foi levada para o Museu de História Natural, em Londres. O curador da coleção de ovos e ninhos da instituição, Douglas Russell, e sua colega Arianna Bernucci, agora estudam como retirar o conteúdo do ovo sem romper a sua casca.
"Existem ovos mais velhos que este com conteúdo, por exemplo, na nossa coleção temos uma série de ovos mumificados, provavelmente escavados das catacumbas de animais sagrados em Denderah, no Egito, em 1898", disse Russell. "No entanto, este é o ovo preservado naturalmente mais antigo que já vi. Por isso, é fascinante."
Cientistas agora vão tentar analisar o conteúdo do ovo com técnicas de ponta para descobrir exatamente que espécie de galinha o pôs, esclarecendo seu significado arqueológico.
 
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.