20/05/2021 às 17h16min - Atualizada em 20/05/2021 às 17h16min

Museu Histórico e Geográfico conta com Catálogo Informatizado

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
São fotos representativas e de boa qualidade à disposição dos pesquisadores e interessados
 
Desde o ano passado, quando o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas fechou as portas para o público por conta da pandemia da Covid-19, a equipe se debruçou no trabalho de informatização do acervo e, agora, o local já conta com o Catálogo Informatizado das mais de 5 mil fotos disponíveis para pesquisa.
A estagiária de Geografia, Bruna de Oliveira Ramos Garcia, explica que as imagens, que já estavam digitalizadas, ganharam identificação completa, com título, autor, local e ano. “Antes, era preciso pesquisar ficha por ficha. Agora, com o sistema informatizado é possível localizar as imagens do acervo por assunto, título ou ano, por exemplo”, informa.
Para ter acesso ao acervo fotográfico do Museu é necessário agendar o atendimento pelo telefone (35) 3697-2197. A equipe realiza a pesquisa e separa o material para o interessado, que pode, inclusive, receber as imagens por e-mail, sem que seja necessário se deslocar até o Museu, iniciativa que tem facilitado a vida dos pesquisadores, especialmente durante a pandemia.
“O acervo fotográfico do Museu Histórico e Geográfico é impressionante. É possível recontar a história da cidade somente através das imagens que temos aqui. São fotos representativas e de boa qualidade à disposição dos pesquisadores e interessados”, ressalta o estagiário de Geografia, Jeferson Luis da Silva Ferreira.
A maior parte do público que busca pelas imagens é formada por professores e estudantes universitários que desenvolvem pesquisas nas mais diversas áreas. Outras instituições culturais também estão sempre em contato para embasar seus levantamentos historiográficos.
 
Semana Nacional de Museus

De 17 a 23 de maio, acontece a Semana Nacional de Museus, que neste ano tem como tema “Recuperar e Reimaginar”. O objetivo da data é incentivar a população a visitar os museus, seja de forma presencial ou até mesmo virtual, novidade trazida pela pandemia da Covid-19.
Além do Catálogo Informatizado, a partir do cenário pandêmico foi produzida a série “Museu em Casa”, lançada em junho de 2020. São vídeos temáticos sobre a história do município produzidos pelos próprios funcionários e colaboradores da instituição, que estão disponíveis para acesso dos interessados no Canal da Prefeitura no YouTube (https://bit.ly/3v0ptwv).
 
Já pelo Edital de Ações Culturais - Poços Curte em Casa, foi produzido o documentário “Poços Cultural: a educação patrimonial valorizando a história, a memória e a identidade local”, sobre o Museu Histórico e Geográfico, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=p9cT-_PTvz8.
 
O Museu Histórico e Geográfico foi reaberto ao público no dia 1º de maio, após a interrupção das visitas por conta da Onda Roxa no Estado de Minas Gerais. A reabertura segue o plano de contingenciamento aprovado pelo Comitê Municipal Extraordinário Covid-19.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp