20/05/2021 às 16h54min - Atualizada em 20/05/2021 às 16h54min

Outono época de colher, preparar a terra e replantar

FONTE E FOTO: MM Agência

Quando as folhas e os frutos caem, é tempo de colheita e de cuidar do solo. O outono é assim, momento de resguardo da natureza, período em que as plantas economizam energia para as noites frias do inverno, que logo se aproxima.
Dias mais curtos, noites mais frescas, hora de preparar o solo para o inverno, para quem tem horta e plantas no jardim.
 
A dica é de Silvio Massanori Gondo, técnico agrícola do Shopping Garden, para quem esse é o momento de mexer na terra, retirar pragas e ervas daninhas e acrescentar adubo orgânico. “Para quem cultiva em vasos e jardineiras, o outono é uma boa estação para transplantar mudas, trocar as plantas de vasos, se possível para vasos maiores, gerando uma oxigenação no espaço delas, assim continuam crescendo”, diz.
E nessa época do ano alguns cultivos são propícios. A estação das folhas secas é ideal para o plantio de diversas frutas e hortaliças em todas as partes do Brasil.
No sul do país a estação recebe bem o agrião, a alface, a beterraba, o espinafre, a rúcula e a couve. Já no sudeste brasileiro é tempo de cebola, rabanete, manjericão, beterraba, nabo e brócolis. No centro do Brasil, o ideal é plantar alface, moranga, beringela, pimentão, melão, abóbora e couve-flor. E nas regiões mais quentes do país, a época permite o cultivo de maracujá, abobrinha, cebola, tomate, mamão e cenouras no norte, assim como no nordeste é hora de plantar melancia, alface, feijão, abóbora, moranga, berinjela e beterraba.
 
Já para quem gosta de flores, o outono traz a floração das rosas, das gérberas, dos lírios-da-paz e também das tulipas, resistentes até mesmo ao frio da Rússia e Holanda, onde são predominantes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp