Brand-News Publicidade 1200x90
08/02/2024 às 16h34min - Atualizada em 08/02/2024 às 16h34min

Vindima em Gramado (RS) inicia hoje (8) com a participação de sete vinícolas

FONTE E FOTO: AG Press Comunica [email protected]
C 
A festa inicia tem início nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, e seguirá até o dia 3 de março
 
A festa da colheita da uva em Gramado (RS) vai começar nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro. A cerimônia de abertura será a partir das 18h30, com a apresentação do Coro Vozes de Gramado e Robson Leonardo.
 
Durante 25 dias, sete vinícolas participantes do evento, todas gramadenses, proporcionarão aos visitantes da cidade gaúcha experiências especiais relacionadas à tradição da colonização italiana na cidade, além do protagonismo da uva e seus derivados. 
 
São esperados pela Gramadotur, autarquia municipal que organiza o evento, cerca de 200 mil visitantes para o período. O evento abre diariamente ao público das 11h30 às 22h.
 
“Estamos preparando, em parceria com as vinícolas participantes, uma programação especial e muito atrativa para os visitantes. Serão semanas de muita festa, alegria e comemoração da colheita dos nossos produtores, celebrando a uva, vinhos, sucos, geleias e derivados. Convidamos os turistas a virem até Gramado, participarem do evento e, ao mesmo tempo, conhecerem as nossas vinícolas que crescem a cada ano em produção e qualidade”, destaca a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
 
Apesar de as condições climáticas não terem sido favoráveis para uma colheita recorde, a previsão é de que a safra em Gramado tenha entre uma e uma tonelada e meia. Gramado possui atualmente cerca de 90 hectares de área com cultivo de uvas, com uma colheita da safra com média de 1,5 toneladas nos últimos anos. 
 
Entre as variedades de uvas cultivadas se destaca a uva bordô para vinhos coloniais e sucos e outras como niágara, ghoethe, cabernet, merlot e chardonnay. Os dados são da Emater. As vinícolas gramadenses produzem anualmente cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco artesanal de uva.
 
Vila do Vinho e atrações da Vindima nas vinícolas
A festa da Vindima no Centro de Gramado ocorre na Praça das Etnias, transformada em Vila do Vinho. Durante todo o período, o local recebe atrações como a pisa gratuita do vinho, degustações, exposição e comercialização de produtos das vinícolas participantes, harmonizações, oferta de conteúdo e atrações musicais e culturais. A entrada na Vila do Vinho é gratuita. A exposição e venda de produtos terá vinhos, sucos, geleias, espumantes, licores, entre outros derivados da fruta.
 
Completam a programação as experiências oferecidas por cada uma das vinícolas espalhadas pelo interior da cidade. As vinícolas Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro receberão em suas localidades os turistas para experiências e vivências personalizadas com muita música, alegria, gastronomia e, claro, a colheita da uva e degustação dos vinhos e sucos de uva de Gramado que fazem sucesso.
 
A Vindima em Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado e tem realização da Gramadotur. Apoio: Sebrae Agronegócio, empreendedorismo que transforma e Sicredi Pioneira. Hospedagem oficial: Laghetto. Colaborador: RBT Internet
Participam do evento as vinícolas: Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro.
 
Mais informações no Instagram @vindimaemgramadooficial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.