Brand-News Publicidade 1200x90
08/02/2024 às 16h20min - Atualizada em 08/02/2024 às 16h20min

Exposição no Museu homenageia os 50 anos de história da Saci-Pô

FONTE E FOTO: Site da Prefeitura de Poços de Caldas - www.pocosdecaldas.mg.gov.br
C 
Fevereiro é o mês do Carnaval e, pensando nisso, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas apresenta a exposição “Saci-Pô: 50 anos de história. A abertura da mostra, que reúne objetos e figurinos da cinquentenária escola de samba de Poços de Caldas, será nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, às 20h, com a participação do grupo de apresentação da bateria da Saci-Pô, na Praça do Museu.
 
A exposição, que fica em cartaz na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão até o dia 28 de fevereiro, tem como objetivo valorizar a trajetória do Carnaval na cidade, resgatar a tradição da escola de samba e apresentar o tema para novos públicos. Além disso, a exposição busca também ampliar o interesse da população local em relação à história da principal festa popular brasileira em Poços de Caldas.

“Pensando em um Museu vivo, dinâmico e em consonância com a comunidade poços-caldense, trazemos a exposição que retrata a trajetória da Escola de Samba Saci-Pô, tão tradicional na cidade, enriquecendo o Carnaval com um pouco de história”, destaca a coordenadora do Museu, Nanci de Moraes.

SACI-PÔ - A história da Saci-Pô começa antes mesmo da sua fundação, quando os irmãos Marcus e Fábio Togni brincavam em antigos blocos carnavalescos da cidade. Eles participaram de blocos como “Bloko Moko”, “Metralhas” e “Mucamas/73”, porém com a extinção deste último, em 1974, surgiram duas novas agremiações do carnaval local, o Bloco Arco-Íris e o Bloco do Saci, que contava com Marcus e Fábio Togni como integrantes.
O bloco estreou com um enredo sobre o Saci Pererê, um dos principais personagens do folclore nacional. Em 1975, o tema do enredo seria outro, logo seria necessário criar um nome definitivo para o bloco. Várias sugestões foram dadas, mas alguém optou por manter o nome de Saci. Assim, surgiu a seguinte indagação: “Por que Saci?” A resposta veio utilizando uma famosa gíria da época: “Saci, pô!”. Essa é a origem do nome. Deste modo, em 1975, o bloco saiu com o nome “Saci-Pô Aranha” e, no ano seguinte, com enredo sobre cartas de baralho, o nome adotado foi “Saci-Pô Coringa”.

SERVIÇO:
Abertura da Exposição “Saci-Pô: 50 anos de história”

Grupo de apresentação da bateria da Saci Pô, casal de Mestre-sala e Porta-bandeira e passistas
Data: 8/2 - quinta-feira
Horário: 20h
Local: Praça do Museu
Para mais informações: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.