Brand-News Publicidade 1200x90
01/02/2024 às 14h50min - Atualizada em 01/02/2024 às 14h50min

Rô Lovato revela o feminino em sua primeira exposição individual

FONTE: Bibi Rodriguez - FOTO: Dani Alvisi
C 
A mostra “Mulheres / O Feminino que Existe” está em cartaz na programação do Festival Identidade Feminina, até o dia 4 de fevereiro, no Espaço Cultural da Urca
 
Rô Lovato parte da ideia de que todos nós temos o feminino como protagonista em nossas vidas e, com colagens, cria obras para a sua primeira exposição individual, em mais de três décadas de carreira como artista plástica. A mostra “Mulheres| O Feminino que Existe” está agora à vista no Salão Norte, do Espaço Cultural da Urca, dentro da programação do Festival Identidade Feminina, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
 
A artista aproveitou da proposta do Festival Identidade Feminina, de apresentar os trabalhos das mulheres artistas da cidade, e embarcou em uma jornada para dentro de si mesma e de seu entorno, procurando o feminino existente em cada um. “A proposta veio a mim em um momento muito particular, onde recém saímos do isolamento imposto pela pandemia e, inevitavelmente, tivemos que olhar para dentro de nós mesmos. Me fez reviver histórias e perceber meu ser feminino como uma construção coletiva, um mosaico desenhado a partir da influência do feminino presente nas pessoas mais próximas a mim”, afirma.
 
O resultado foi a produção de nove obras que apresentam ao público o protagonismo feminino existente nas figuras mais importantes da vida de Rô Lovato. As avós, mãe, filhos, amigos, família e ela mesma estão representados na exposição, que conta com a curadoria de Marcelo Abuchalla e Alexandre Ribeiro. Para criar as obras expostas, a artista explorou a técnica conhecida como “colagem”, que consiste em combinar diferentes elementos externos sobre um suporte. Normalmente, recortes, fotografias ou papéis usados para criar objetos e imagens.
 
Nascida em Poços de Caldas, filha de professora, Rô Lovato se entende como artista plástica e artesã desde muito jovem. A princípio com a Alta Costura, para depois partir para a confecção de figurinos para teatro, passando pela criação de marionetes e bonecos para filmes. No cinema, se tornou animadora e assinou a direção de curtas metragens e ministrou oficinas para crianças. Ainda nas artes plásticas coordena, há mais de 10 anos, o projeto “Formas e Arte”, também com oficinas para jovens e adultos. Expõe, no entorno das Thermas, esculturas na técnica “papietagem” e aquarelas, e nas horas vagas, se é que elas existem, Rô Lovato é atriz.
 
Além da curadoria, a exposição “Mulheres | O Feminino que Existe” conta com o apoio de Anderson Almeida, artista plástico e companheiro da artista, com a produtora cultural Bibi Rodriguez, a fotógrafa Dani Alvisi e o videomaker Pablo Vitor.
 
SERVIÇO:
Exposição Mulheres | o feminino que existe
Festival Identidade Feminina
Data: até dia 4 de fevereiro
Local: Salão Norte do Espaço Cultural da Urca

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.