Brand-News Publicidade 1200x90
29/01/2024 às 14h48min - Atualizada em 29/01/2024 às 14h48min

Jéssica Balbino ministra curso gratuito "Meu Corpo, minha biografia" no Festival Identidade Feminina

FONTE: Jéssica Balbino - FOTO: Laura Courcuera
C 
Inscrições podem ser feitas na hora, no Espaço Cultural da Urca, na próxima quarta-feira, dia 31

Nesta quarta-feira (31), às 17h, a jornalista e escritora Jéssica Balbino ministra, de forma gratuita, o curso "Meu corpo, minha biografia" no Festival Identidade Feminina, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. A participação é livre às mulheres cis e trans, pessoas não-bináries, e as inscrições podem ser feitas no local. A produção da atividade é da Carvalho Agência Cultural.
 
O curso é inspirado na própria vivência de Jéssica Balbino, que usa o corpo como material investigativo de pesquisa para a escrita, sendo atualmente colunista do Estado de Minas e da Revista TPM sobre corpo, e tendo lançado, recentemente, o livro "gasolina & fósforo", representando o Brasil no circuito Arte da Palavra junto ao Sesc Brasil, passando por 20 cidades em diferentes estados durante o ano de 2023. 
 
"Eu me tornei jornalista - e por conseguinte escritora - pra fazer com que meu nome chegasse antes do meu corpo, onde eu imaginava não haver espaço/desejo pra ele.  Trabalhei e escrevi assim por anos, até entender que tudo que eu colocava no papel - e nas redes - estava diretamente ligado ao meu corpo", conta. 
 
Assim, a partir da investigação do próprio registro de voz e da forma de narrar e ficcionalizar a existência - a escrevivência, Jéssica confessa que percebe que houve, então, a criação de um jeito de ser lida/ouvida antes de ser atacada por habitar um corpo considerado monstruoso. Agora, escreve não apenas expondo quem é, o corpo e o que sente, mas também tudo que lhe atravessa outros corpos, pessoas, etc. 
 
"É também a partir do meu corpo gordo - monstruoso - que consigo falar com milhares de pessoas de uma única vez. É quando enfim aceito minha monstruosidade e tiro meus demônios pra dançar, passo um café e os convido pra um bate-papo que, enfim, essa monstruosidade deixa de me assombrar e passa a me servir de descanso, acolhimento, lugar de criação. É só quando entendo que é impossível separar o corpo do nome - ainda que eu tenha tentado por muitos anos - que consigo me ver por inteiro", enfatiza. 

A EMENTA DO CURSO - O quanto nosso corpo é responsável pela nossa história e nossas memórias? Como nossos movimentos e nosso corpo influenciam nossa prática de escrita? Como os corpos monstruosos aparecem e são tratados na literatura contemporânea? Quando corpo e voz se encontram? A escrevivência é um movimento de criação a partir do corpo? Existe uma autoficção corporal? O quanto de verdade há nos textos feitos com o corpo? O que de fato aconteceu? O que é memória e o que é ficção? Há lugar para os corpos dissidentes na literatura? Como estes corpos e vozes encontram profusão nas ruas e fazem literatura a partir dela? A quem serve a normatividade corpórea? A monstruosidade é um lugar ou não-lugar de escrita? Quais as obsessões de escrita dos corpos?
 
Debruçada nestas questões, Jéssica Balbino resolve partilhar, neste pocket curso, um pouco dessa literatura, da forma de fazê-la e de partilhar outras que esbarrou no caminho, com obras e autores que foi lendo, encontrando desejo, monstruosidade e criando a forma única de fazer a própria literatura a partir do corpo, das memórias, do afeto e do que atravessa. São obras que valem ser olhadas com cuidado. 
 
Neste pocket, a escritora vai falar sobre meus processos criativos e das principais vozes e corpos que fazem parte da sua formação. É um encontro com atividade prática e possibilidade de interação e aberto às perguntas no final. 

SERVIÇO:
Curso gratuito: "Meu corpo, minha biografia"
Quando: quarta-feira (31), às 17h
Onde: Espaço Cultural da Urca
Ingresso: gratuito 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.