Brand-News Publicidade 1200x90
25/01/2024 às 16h44min - Atualizada em 25/01/2024 às 16h44min

NOTAS RÁPIDAS – 25/01

APPLE LANÇA SISTEMA ANTIRROUBO PARA O iPHONE NO BRASIL
 
A Apple lançou nesta terça-feira (23), um novo recurso antirroubo para o iPhone, com a promessa de dificultar que bandidos acessem informações sigilosas no celular.
A atualização obriga apenas a utilização de desbloqueio biométrico (facial ou de dedo) em operações consideradas críticas pela Apple quando o usuário estiver longe de casa. Mas é importante que o usuário ative a nova função assim que atualizar para a versão 17.3 do iOS.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
JOVEM DE 17 ANOS CRIA DISPOSITIVO QUE AVISA SE FAMILIAR COM ALZHEIMER CAIU OU SAIU DE CASA; INSPIRAÇÃO VEIO DA AVÓ
 
Um adolescente de 17 anos criou um dispositivo que ajuda no tratamento de pessoas com Alzheimer. Hemesh Chadalavada desenvolveu o “Alpha Monitor”, aparelho que detecta se um paciente caiu ou saiu de casa. O dispositivo é leve, pode ser usado em qualquer parte do corpo e dispara um alarme em casos de urgência. Além disso, também mede pulso e temperatura para informar se o uso dos medicamentos do familiar está em dia.
A inspiração para a criação surgiu após passar o verão de 2018 com a avó, Jayasree, em Guntur, no Sul da Índia. Certo dia, a mulher, diagnosticada com Alzheimer, preparou um chá para o neto e esqueceu o gás ligado, o que despertou em Hemesh a necessidade de criar uma maneira de evitar riscos aos pacientes da doença. O jovem se dedicou aos estudos de robótica e passou um tempo em um centro de cuidado a pessoas que sofrem com a condição.
A invenção de Hemesh ainda está em desenvolvimento e só há 20 protótipos - porém, em 2022, o jovem foi premiado com R$ 592 milhões no concurso Samsung Solve for Tomorrow, e pretende concluir o projeto até o fim de suas férias de verão, em março.
 
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
 
 
PROJETO INOVADOR TRANSFORMA BITUCAS DE CIGARRO EM ASFALTO PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS NA ESLOVÁQUIA
 
Uma empresa eslovaca, especializada em reciclagem, desenvolveu um projeto pioneiro para transformar bitucas de cigarro em asfalto para a construção de novas estradas. A ideia é reduzir o impacto deste lixo na natureza, já que seus componentes químicos contaminam o solo, tecidos hidrográficos e prejudicam animais, como galinhas e outras aves que consomem as pontas de cigarro por engano.
De acordo com a EcoButt, empresa responsável pela ação, a ideia das ‘estradas de bituca’ surgiu em 2017, quando tomaram ciência de um estudo australiano que investigava o uso de fibras de filtros de cigarro na arquitetura. A ideia consiste em substituir o granulado de celulose comum, à base de polpa de madeira, para o granulado de acetilcelulose, feito à base de cinza de cigarro, evitando assim o desflorestamento para obtenção da madeira.
 
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
 
 
INDICADO A 13 CATEGORIAS NO OSCAR, OPPENHEIMER REESTREIA HOJE NOS CINEMAS BRASILEIROS
 
Recorde de indicações na 96ª edição do Oscar, com 13 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Christopher Nolan, e Melhor Ator e Ator Coadjuvante para Cillian Murphy e Robert Downey Jr., respectivamente, Oppenheimer retorna hoje às salas de cinemas do Brasil. Em sua trajetória na temporada de premiações, o filme já conquistou cinco Globos de Ouro e oito categorias no Critics' Choice Awards.
Baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer "Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer", o longa narra a vida e o legado de J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica. “Eu queria conduzir o público aos meandros da mente e da experiência de uma pessoa que estava no centro absoluto de todos os principais impactos da história. Querendo ou não, Oppenheimer é a pessoa mais importante que já viveu. Ele esculpiu o mundo em que vivemos, para o bem ou para o mal, e sua história precisa ser vista para que se acredite nela”, afirma o diretor Christopher Nolan.
 
FONTE: Isaque de Sousa - [email protected]
 
 
NO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO, TV CULTURA REAPRESENTA SHOW COM ADONIRAN BARBOSA
 
Na data em que São Paulo comemora 470 anos, a TV Cultura traz uma figura ilustre que se inspirou na cidade para compor seus maiores sucessos: Adoniran Barbosa. O MPB Especial com o cantor e compositor, gravado em 1972, vai ao ar a partir das 23h, na quinta-feira (25/1).
No programa, Adoniran relembra momentos da sua carreira, como quando ganhou o concurso de Carnaval, revela a história de como começou a fazer samba e interpreta seus maiores sucessos, como Trem das Onze, Saudosa Maloca, Joga a Chave, Progresso Vila Esperança, Prova de Carinho, Despejo da Favela e outras.
 
FONTE: TV Cultura - [email protected]
 
 
COM OITO INDICAÇÕES AO OSCAR, BARBIE RETORNA AOS CINEMAS NACIONAIS
 
Maior fenômeno dos cinemas em 2023, Barbie retorna aos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (25). O longa, que quebrou diversos recordes com sua maior bilheteria em 2023, garantiu ainda indicações ao Oscar, com destaque para Melhor Filme, Figurino, Ator Coadjuvante (Ryan Gosling), Atriz Coadjuvante (America Ferrera) e Roteiro Adaptado.
Lançado em julho de 2023, Barbie é também o filme de maior bilheteria no Brasil no último ano, com cerca de R$ 207,2 milhões conquistados. Dirigido pela roteirista e cineasta Greta Gerwig (“Adoráveis Mulheres”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), o filme também bateu o recorde com Greta sendo a primeira cineasta a romper a barreira do bilhão em bilheteria.
“O fato de Barbie ser tão reconhecida, amada e, claro, com uma história de mais de 60 anos, me deixou empolgada. Como roteirista e diretora, estou sempre em busca de um desafio divertido. Assim como ‘Adoráveis Mulheres’, Barbie é uma propriedade que todos conhecemos, mas eu a via como uma personagem com uma história para contar, o que eu poderia fazer por caminhos novos e inesperados, honrando seu legado e, ao mesmo tempo, repaginando seu mundo para torná-lo vivo e moderno”, enfatiza a diretora.
 
FONTE: Isaque de Sousa - [email protected]
 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.