Brand-News Publicidade 1200x90
27/12/2023 às 16h07min - Atualizada em 27/12/2023 às 16h07min

UNIFAL-MG inaugura laboratório de criação Nidus Lab Maker no campus de Varginha

FONTE E FOTO: Diretoria de Comunicação Social - [email protected]
C 
Espaço é aberto ao público para idealização e realização de projetos
 
Foi inaugurado no campus Varginha da UNIFAL-MG o laboratório de criação Nidus Lab Maker, no dia 20/12, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/Unifal-MG) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec). O laboratório, conhecido também como Espaço Maker, é um ambiente de trabalho compartilhado que promove a criatividade e a cooperação entre os seus usuários.
 
Criado para difundir uma cultura maker e a criatividade dentro da Universidade, segundo a diretora da I9, Profa. Izabella Bastos, o laboratório também fomenta a criação e a sustentabilidade, tendo como público-alvo toda a comunidade acadêmica e externa à Universidade Federal de Alfenas.
“Espera-se que o espaço seja reduto de ideias, de inovação e, consequentemente, de empreendedorismo. Além disso, a abertura do espaço pode auxiliar significativamente a produção e o desenvolvimento de novos estudos, materiais e pesquisas dentro da Universidade”, explicou.
De acordo com o coordenador do Nidus Lab Maker Varginha, Prof. Pedro José Papandrea, a construção de um espaço como este permite o acesso, tanto dos alunos como da comunidade acadêmica, ao que há de mais moderno no empreendedorismo e inovação, transformando ideias em materiais físicos.
“A inovação é a fronteira que divide a ideia da realidade, vamos transformar as ideias dos alunos e da comunidade em realidades, atraindo cada vez mais e novos docentes através da inovação e da curiosidade. Computadores de última geração, máquinas modernas, processos automatizados, são apenas instrumentos da transformação intelectual e profissional que almejamos para nossos docentes”, afirmou. O espaço, segundo ele, conta com projetos de Business IntelligencePower BI, entre outros.
 
Para a diretora Izabella Bastos, a inauguração do Nidus Lab Maker em Varginha é mais uma das conquistas para a inovação e o empreendedorismo na Instituição e na região. “Com a inauguração do espaço nos campus de Alfenas e Poços de Caldas, viemos recebendo resultados positivos envolvendo criatividade, desenvolvimento de ideias e cooperação entre os usuários. Agora, graças aos nossos esforços, poderemos ver, também, essas tendências despontando em Varginha e região. Esperamos que, tanto o público interno quanto externo à Universidade Federal de Alfenas, possa se tornar cada vez mais autônomo, proativo, capaz de solucionar problemas e de desenvolver ideias e soluções”, afirmou.
 
O diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto de Souza, salientou a importância do laboratório para a execução de projetos da Universidade e para a comunidade. “A inauguração do laboratório em si é só um mapa, a consequência em termos de pesquisa, de produção de conhecimento e de ciência transcende muito mais do que aquela sala [laboratório]”, frisou.
 
Na oportunidade, o delegado da Receita Federal, Eduardo Costa, destacou a relevância da parceria com o órgão para o desenvolvimento das ações na Universidade. “À medida que a Receita pode contribuir com vocês com aquelas mercadorias que são importadas irregularmente, podemos destiná-las a vocês”, salientou o delegado. “Se vocês tiverem algum projeto em desenvolvimento, a gente vai ajudar”, afirmou.
 
Para o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Pereira, a busca por recursos para ações desenvolvidas no laboratório é de grande importância para uma produção autossustentável. “Nós vamos usar bastante o laboratório, vamos ter projetos e esses projetos poderão trazer recursos para a Universidade e resultar em aumento de espaços e de equipamentos e outras demandas”, pontuou.
 
Também participaram da cerimônia, representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), da Universidade Federal de Itajubá, do CEFET-MG Varginha; bem como membros da comunidade acadêmica e de diversos de segmentos ligados ao empreendedorismo e inovação de Poços de Caldas e de Varginha.
 
PROJETO ESPAÇO MAKER - Para dar início às atividades desenvolvidas no local, a diretora da I9 e o coordenador do Nidus Lab Maker criaram o projeto de extensão “Educação maker - laboratório sem fronteiras!”. Conforme informado pela coordenação, o laboratório pretende desenvolver a cultura maker para que a comunidade interna e externa possa idealizar e desenvolver tecnologias próprias, dispositivos, ferramentas e projetos.
 
Segundo a equipe, as atividades desenvolvidas no laboratório contarão com eventos e oficinas para a disseminação do conhecimento. Algumas oficinas que fazem parte do projeto de extensão são: “Aprenda como fazer modelagem para impressoras 3D”, “Jogando e inovando” e “Crie e inove”. As oficinas já foram executadas nos laboratórios de Alfenas e de Poços de Caldas, nos meses de setembro e outubro deste ano.
 
“A cultura maker é um movimento que chega para incentivar a criatividade, colaboração, escalabilidade e sustentabilidade, estimulando os indivíduos a fazer e colocar a mão na massa. Devido a interação com a comunidade externa o projeto muito se beneficiará com a obtenção de voluntários, pois os discentes poderão aproveitar das experiências proporcionadas pelo ambiente inovador, desenvolvendo suas habilidades socioemocionais e técnicas”, afirmaram na proposta do projeto.
 
O grupo espera que, ao finalizar cada ação no espaço, a comunidade acadêmica e local desenvolva a cultura maker e a familiarização com a funcionalidade do laboratório e seus benefícios, que envolvem criação e o desenvolvimento de projetos inovadores tecnológicos, podendo relacionar ao empreendedorismo.
 
Saiba mais no perfil do Instagram da Agência de Inovação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.