27/12/2023 às 15h54min - Atualizada em 27/12/2023 às 15h54min
NOTAS RÁPIDAS – 27/12
SP DEFINE REGRAS PARA ACESSO A REMÉDIOS DE CANNABIS NO SUS
O governo de São Paulo regulamentou a lei que permite a distribuição de remédios à base de canabidiol vegetal, derivado da planta maconha, no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. O decreto foi publicado nesta terça (26) no Diário Oficial.
O projeto, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), foi aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e sancionado em janeiro deste ano pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A cannabis é o gênero da planta proibida, a maconha, mas que também é a planta medicinal, utilizada para o tratamento de epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade, Parkinson - uma lista com 26 condições médicas.
FONTE: Portal G1 - @portalg1
JORNALISTA AJUDA A PREPARAR UM CADÁVER NO PRIMEIRO REALITY FUNERÁRIO DO MUNDO
O jornalista mineiro Heberton Lopes acaba de anunciar mais uma produção curiosa para o canal Vim te Mostrar, no YouTube. Ele pode ter sido o único repórter do planeta a ter cursado tanatopraxia e ajudado a preparar corpos de pessoas falecidas para o velório, com tudo registrado por câmeras. As gravações fazem parte do primeiro reality funerário do mundo e o primeiro episódio já foi disponibilizado.
O canal Vim te Mostrar se tornou conhecido pelas pautas curiosas relacionadas ao segmento funerário. Atualmente, conta com perfis no YouTube, TikTok, Kwai, Facebook e Instagram, que, somados, contabilizam mais de 400 mil seguidores e 40 milhões de visualizações.
Após mais de 220 reportagens publicadas no canal Vim te Mostrar, o jornalista expandiu seus horizontes ao mergulhar na tanatopraxia. Através de sua jornada no curso ao lado de outros alunos, ele não só recebeu certificação, mas também se envolveu ativamente na preparação de corpos, trazendo uma nova perspectiva sobre esse campo muitas vezes desconhecido para o público em geral.
FONTE: Heberton Lopes - Grupo Balo - [email protected]
CÃES FICAM “CHAPADOS” QUANDO ESFREGAMOS SUAS ORELHAS
Os cachorros adoram ter suas orelhas esfregadas, demonstrando prazer se inclinando, revirando os olhos e emitindo suspiros de satisfação.
Além do mero prazer, o segredo está na liberação de endorfinas pelos nervos durante este ritual, induzindo um estado de relaxamento.
Allen Schoen, do Centro para o Avanço de Terapias Alternativas Veterinárias, observa que os cães ficam essencialmente “chapados” com seus próprios hormônios durante a fricção nas orelhas.
FONTE: Você Sabia? - @vocesabia
AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM FICA ATÉ 80% MAIS CARO NO BRASIL EM 2023
O azeite de oliva tem sido um dos vilões da lista do supermercado dos brasileiros nos últimos meses. O item acumula alta de até 80% em importadoras do produto nos últimos 12 meses.
O problema vem desde 2022, quando a Europa passou por períodos de seca e calor extremo, situações climáticas que desfavorecem o cultivo da azeitona.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
AS PESSOAS DIZEM “SAÚDE” QUANDO ALGUÉM ESPIRRA PORQUE, AO ESPIRRAR, O SEU CORAÇÃO PARA POR UM MILISSEGUNDO
"Este é um daqueles mitos que contêm um traço de verdade", explica Benjamin S. Bleier, otorrinolaringologista da Mass Eye and Ear (EUA). Ele destaca a proximidade do coração aos pulmões e ao peito, observando que respirar fundo antes de espirrar pode ativar o nervo vago, que se conecta ao cérebro e parte do cólon.
O nervo vago, entre suas funções, envia sinais para desacelerar o coração. Em alguns casos, a respiração profunda no início de um espirro pode ativar o nervo vago de maneira a diminuir rapidamente a frequência cardíaca.
Mas não há motivo para preocupação, pois o coração continua funcionando normalmente durante um espirro, sem efeitos perceptíveis. Mesmo que haja uma breve desaceleração, o coração normalmente bate entre 70 e 90 vezes por minuto. Problemas reais ocorrem apenas se o coração parar por mais de quatro segundos, levando a desmaios, mas isso não é algo associado a espirros.
FONTE: Fatos Desconhecidos - @fatosdesconhecidos
O NOVO “OCEANO” QUE PODE ESTAR SE ABRINDO NA ÁFRICA E PARTINDO O CONTINENTE EM DOIS
Um novo canal oceânico vai surgir na região de Afar, na Etiópia. Acreditava-se que ele seria fruto de um processo que levaria entre 5 e 10 milhões de anos para ocorrer. Mas novas descobertas científicas apontam que isso pode acontecer antes do previsto.
"Cortamos o tempo para algo como 1 milhão de anos, talvez até metade disso", diz a geocientista Cynthia Ebinger, uma das maiores autoridades sobre o assunto, à BBC Brasil.
O fenômeno acontece no encontro entre três placas tectônicas, a Arábica, a Africana e a Somaliana.
A placa Arábica, distancia-se 2,5 centímetros por ano da África. As outras duas, meio centímetro, cada uma. Esse lento movimento dividirá o continente no meio, cortado por uma imensa massa de água salgada vinda do Mar Vermelho e do Golfo de Aden.
A principal evidência para a teoria vem de um evento colossal ocorrido em 2005. Em setembro daquele ano, 420 terremotos sacudiram o solo de uma área de deserto na Etiópia.
No processo, foi aberta uma fenda de 60 quilômetros de extensão na região de Afar, em uma das áreas mais inóspitas do planeta.
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil GOVERNO DE MINAS SUSPENDE COBRANÇA DE ICMS DE PRODUTORES IMPACTADOS PELA SECA
O Governo de Minas vai suspender por 90 dias a cobrança de ICMS para movimentação de gado bovino nos municípios mineiros afetados pela seca. Esta é mais uma ação para auxiliar os produtores que sofrem com a estiagem em Minas Gerais, principalmente nas regiões Noroeste, Norte e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A mudança será publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (28/12) e vai beneficiar parte dos cerca de 326 mil produtores impactados pela estiagem no estado.
A medida foi possível após a aprovação das alterações junto à Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe), realizada nesta quarta-feira (27/12). Para mudanças na cobrança do imposto, os estados precisam de autorização do órgão, que é ligado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Em busca de melhores condições de pastagem e plantio, a partir da suspensão da cobrança do ICMS, os produtores mineiros que vivem em cidades atendidas pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e que decretaram situação de emergência por causa da seca poderão levar seu rebanho para a Bahia e o Espírito Santo, sem cobrança de imposto, se houver o retorno à Minas em até 180 dias.
Além da suspensão temporária do ICMS, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), conseguiu que o pagamento das dívidas dos produtores mineiros com o Banco do Brasil, no valor de até R$ 200 mil, sejam automaticamente prorrogadas por mais um ano, em municípios com decreto de situação de emergência pela seca. A medida já está em vigor e dispensa a apresentação de laudos comprobatórios.
FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected]