Brand-News Publicidade 1200x90
18/12/2023 às 16h59min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h59min

Secretário de Turismo destaca parceria com IGR Caminhos Gerais

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Israel Pereira, secretário de Turismo de Poços (ao centro), no evento que reuniu representantes dos municípios que compõem o circuito turístico regional
C 
O secretário municipal de Turismo, Israel Pereira, participou no último dia 15 do encontro anual da IGR Caminhos Gerais, que aconteceu em Ipuiuna, e congregou representantes dos municípios que compõem o circuito turístico regional.
Durante o encontro, foram apresentados os diversos projetos realizados durante o ano de 2023, com destaque para o Prepara Gastronomia e o desenvolvimento de roteiros do Turismo Rural, ambos em Poços de Caldas. “Foi um encontro muito proveitoso, onde pudemos mostrar um pouco do que foi desenvolvido na cidade, em parceria com órgãos como o Senar, Sebrae e o próprio Caminhos Gerais, em ações estratégicas fomentando o turismo na cidade e região. Esperamos que em 2024 venham mais projetos, impulsionando o setor e toda a cadeia produtiva do turismo”, destacou Israel, que esteve acompanhado por Rafael Huhn, da Frente da Gastronomia Mineira e gestor do IGR Caminhos Gerais, e de Sharlene de Moraes, da Secretaria de Turismo de Poços.
 
A reunião contou com a participação dos 11 municípios da IGR Caminhos Gerais: Andradas, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carvalhópolis, Ibitiúra de Minas, Ipuiuna, Machado, Poço Fundo, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas. De acordo com os organizadores, foi uma oportunidade única para consolidar laços e discutir iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO - Uma iniciativa de destaque anunciada durante o evento foi a criação do Observatório do Turismo, destinado a monitorar de perto o setor turístico nos municípios da IGR Caminhos Gerais. A rede de pesquisa, liderada pelo IF Sul de Minas, tem como objetivo coletar e analisar dados, além de disponibilizar informações por meio de uma plataforma acessível aos municípios.
Durante o encontro, foi simbolicamente assinada a parceria entre a IGR Caminhos Gerais, o deputado estadual Rodrigo Lopes, o Diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Professor Rafael Felipe Coelho Neves, e o Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais na Reitoria, Luis Adriano Batista.

Outra colaboração de destaque foi a Cooperação Técnica Internacional com Portugal, envolvendo a IGR Caminhos Gerais, a FACEPE, a UNIFAL e o ISCE. Iniciada em novembro, essa parceria visa o desenvolvimento integrado do turismo na região, com a reformulação do Planejamento Estratégico conduzido por especialistas portugueses. O Termo de Cooperação foi assinado pelo presidente da IGR Caminhos Gerais, Platinny Paiva, e o presidente da FACEPE, Eduardo Tardiole.

O evento foi concluído com homenagens a importantes parceiros, incluindo as prefeituras associadas à IGR Caminhos Gerais, SEBRAE, ABRASEL Regional Sul, ASSPROCAFÉ, COOPFAM, Liga das Cervejarias Vulcânicas de Poços de Caldas, o ex-presidente da IGR, Ricardo Fonseca Oliveira, o diretor administrativo da empresa AME Cultura, Platinny Paiva, e a anfitriã do evento, Karla Rey, da Pousada Rural, que sediou o evento.
 
INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL - As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) são entidades sem fins lucrativos integradas por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado. Anteriormente reconhecidas por Circuitos Turísticos, passaram a receber nova titulação a partir de 2017, quando foi instituída a Política Estadual de Turismo, sendo reconhecidas como Instância de Governança Regional após o cumprimento das diretrizes fixadas no Decreto nº 47.687 e pela Resolução Secult nº16/2020.
 
Dessa forma, as IGRs exercem oficialmente o papel de executoras, interlocutoras e articuladoras da descentralização e da regionalização do Turismo em Minas Gerais. O trabalho destas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.