Brand-News Publicidade 1200x90
12/12/2023 às 16h23min - Atualizada em 12/12/2023 às 16h23min

Gabriela Camargo conquista o pódio na Copa Latino-Americana de BMX no Chile

FONTE: Divulgação - FOTOS: Jubinsk / Divulgação
A jovem atleta, campeã na categoria Girls 11 anos
c 
A atleta poços-caldense Gabriela Mendes Ferreira de Camargo conquistou o primeiro lugar na categoria Girls 11 anos na Copa Latino-Americana de BMX. A competição foi realizada no último final de semana no Parque Peñaloles, em Santiago, no Chile.
 
Aos pés da Cordilheira dos Andes, o espaço erguido para os Jogos Sul-Americanos de 2014 recebeu atletas da Argentina, Brasil, Equador, Aruba e Chile. A competição incluiu 10 etapas nos cinco países.
 
Gabriela, mais conhecida como Bibi, tem 11 anos de idade e começou a pedalar bem cedo, com 6 anos, ao acompanhar seu irmão mais velho que já praticava o esporte. Desde então, acumulou diversas conquistas: 3° lugar - Panamericano 2019, 2° lugar - Campeonato Paulista 2019, 3° lugar - Panamericano 2022, 2° lugar - Brasileiro 2022, 1° lugar - Paulista 2022 e 1° lugar - Brasileiro 2023.
 
O foco da jovem atleta, agora, são as competições de 2024: Panamericano em Bogotá, na Colômbia; Mundial em Rock Hill, na Carolina do Norte; e USA Baby, ambas nos Estados Unidos. E, claro, sem deixar de lado o Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro.
 
Gabriela integra o time da BMX Poços Clube e recebe assessoria do treinador Deivlim Balthazar, técnico da Seleção Brasileira de BMX, ex-piloto multicampeão da modalidade conhecido pela conquista de importantes títulos. A preparação física é de Ricardo Gabrioli.
 
Sobre sua participação em Santiago, ela disse: “Muito feliz com a conquista desse tão sonhado título, fruto de muito trabalho, garra e dedicação.”
 
Ciclismo BMX - O BMX, também conhecido como bicicross, é o caçula do ciclismo. A origem da modalidade data das décadas de 1960 e 1970, época em que as vertentes mais tradicionais do esporte - estrada e pista - já faziam parte dos Jogos Olímpicos. O BMX surgiu graças à admiração de jovens norte-americanos pelo motocross. A vontade de imitar as manobras dos ídolos, aliada à falta de equipamento, fez com que bicicletas fossem utilizadas em pistas de terra. Nasceu, então, o Bicycle Moto Cross, ou simplesmente BMX.
 
As provas do BMX são disputadas em baterias com 8 atletas cada, até se chegar à final. As bicicletas utilizadas pelos competidores possuem rodas com aro 20”, além de uma marcha e um freio. A largada é dada de uma plataforma de cerca de 10m de altura e os atletas passam por obstáculos montados na pista até cruzar a linha de chegada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.