Brand-News Publicidade 1200x90
12/12/2023 às 15h26min - Atualizada em 12/12/2023 às 15h26min

Com programação cultural diversa, passeio natalino no Palácio da Liberdade é aberto ao público

FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected] - FOTO: Leo Bicalho / Secult
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, mostra a árvore de Natal do Palácio da Liberdade, com a representação do Menino Jesus na manjedoura
c 
Iniciativa em Belo Horizonte faz parte do Natal da Mineiridade e conta com presépio, exposição e música
 
Foi inaugurado, na noite dessa segunda-feira (11/12), o passeio natalino do Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, programação especial que abrange presépio, exposição, decoração e música, convidando o público a circular pelo interior e pelos jardins do espaço.
A iniciativa, que faz parte da segunda edição do Natal da Mineiridade, é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e produção da Casulo Cultura e Full Produções.

Para visitar o passeio natalino do Palácio da Liberdade, a entrada é permitida de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (última entrada às 17h), e aos sábados e domingos, das 10h às 17h (última entrada às 16h30).

O visitante que chegar ao palácio será recebido por um tapete vermelho que o conduzirá à escadaria principal onde está instalada uma intervenção artística, que reproduz o cenário do nascimento de Jesus.
Na sequência, o público é convidado a entrar no espaço pela lateral direita. No caminho, visitantes serão conduzidos pela reprodução do toque dos sinos das igrejas de Minas Gerais, expressão que é reconhecida como patrimônio histórico.
Seguindo os passos até o hall principal, encontrará a representação do Menino Jesus na manjedoura, em escala real, com uma iluminação específica, dando as boas-vindas.
A imagem pertence à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e poderá ser vista pelo no local até 24/12, quando retornará à paróquia em razão da Missa do Galo. A cerimônia de inauguração teve a presença de dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que abençoou o presépio.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, comemorou a inauguração da programação temática no Palácio da Liberdade. “É o primeiro ano que trazemos, de forma mais contundente, o Natal da Mineiridade para o Palácio da Liberdade. Estou muito feliz por isso. O turismo em Minas Gerais cresce acima da média nacional desde abril e o turismo da fé é muito importante”, comentou.
“Essa árvore de Natal do Palácio da Liberdade será uma das mais vistas de Belo Horizonte, visto que a praça é o lugar que recebe mais fluxo de visitantes. Ter, agora, no lugar mais simbólico de Minas Gerais, o menino Jesus é muito bonito. Minas Gerais respeita a tradição e o tema fundamental do Natal é o nascimento de Jesus”, disse o secretário.

Exposição celebra Hélio Faria e o Natal
Na sala ao lado do hall principal, está montada a exposição “É noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria”, que celebra o encontro entre a tradição natalina e a cultura mineira.
A mostra tem curadoria da FCS e reúne nove quadros que trazem releituras da festividade por meio de referências às montanhas, serras, igrejas, comunidades de Minas Gerais e ao povo negro.

O itinerário continua até os jardins, onde está a árvore de Natal e a tenda, na qual haverá uma série de shows do projeto Mistura Minas, com artistas mineiros, a partir de sexta-feira (15/12), e ao lado também um espaço de descanso.
Além disso, a tenda, que receberá diversos artistas, como Dea Trancoso, Regina Machado, Pedro Morais, Luiza Brina e Letícia Bertelli, estará decorada com figuras da arte do Oriente Médio.
Além dos shows, estão previstas cantatas, que se somarão às diversas atrações em cartaz ao longo deste mês e até 6/1/2024, quando se encerrará o Natal da Mineiridade.

A segunda edição do Natal da Mineiridade integra BH a mais de 400 municípios. A expectativa é que o período de fim de ano em Minas Gerais registre uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.