08/12/2023 às 15h15min - Atualizada em 08/12/2023 às 15h15min

Alcoa mobilizou mais de 900 voluntários em projetos sociais nas comunidades onde atua em 2023

FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Leonardo Simões (2º à esq.), voluntário da Alcoa Poços de Caldas, durante ação comunitária na Casa do Caminho
 c
Na semana do Dia Internacional do Voluntário, milhares de pessoas foram beneficiadas em todo o Brasil
 
Ao longo de 2023, o Instituto Alcoa, em parceria com a Alcoa, realizou mais de 40 ações sociais que mobilizaram cerca de 900 voluntários (as) e beneficiaram milhares de pessoas nas comunidades onde atua. Um exemplo é o ACTION, programa que já conta com 20 anos de trajetória e incentiva colaboradores(as) a participarem de atividades comunitárias ou eventos esportivos, com foco em educação e geração de renda, beneficiando instituições locais.
 
Neste ano, o programa teve como tema “Comunidades transformadoras: juntas pelo bem comum” e realizou ao todo 29 edições em parceria com o Instituto Alcoa nas três unidades onde a empresa opera: Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e Alumar (MA). Vale reforçar que, desde 2003, o Instituto Alcoa promoveu mais de 700 ACTIONs com mais de 30 mil horas doadas pelos (as) colaboradores (as).
 
"O programa de voluntariado do Instituto Alcoa reforça o nosso compromisso de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente. O engajamento dos colaboradores e colaboradoras, comunidades e parceiros nos possibilita realizar atividades com o potencial de impactar a vida de centenas pessoas e melhorar as condições locais, além de serem ações que fortalecem os vínculos comunitários e impulsionam o trabalho colaborativo", diz Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.
 
Marcelo Freire, diretor de Recursos Humanos - Global Functions, participou como voluntário de todas as edições do ACTION em São Paulo e recentemente levou o filho de 5 anos.
“O meu envolvimento com voluntariado e o Instituto Alcoa começou nas primeiras semanas de estágio na Alcoa. Logo entendi a importância de apoiar as comunidades do entorno e a diferença que podemos fazer. Percebi também o privilégio que tinha de conviver com perspectivas diferentes e aprender com as pessoas que interagimos em cada ação.”
 
Em 2023, além de 29 ACTIONs, o Instituto Alcoa também realizou 6 ações do VAMOS (Voluntários Alcoa Mobilizando a Sociedade), 4 atividades com a Atados e 3 com a Junior Achievement, organizações parceiras no incentivo ao voluntariado. Apenas em 2022, as unidades da companhia, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation destinaram R$ 25 milhões em projetos sociais para as comunidades do entorno.
 
A contribuição dos voluntários é o alicerce da atuação comunitária nas regiões onde a empresa está presente, como relata Leonardo Simões, analista comercial de Supply Chain da unidade de Poços de Caldas (MG), que decidiu ajudar para fazer a diferença diante das causas que acredita e defende:
“Com os ACTIONs conseguimos nos conectar com colaboradores (as) de outros setores que se unem por um objetivo em comum, que é ajudar quem precisa. São momentos em que podemos testar habilidades que nem imaginávamos que tínhamos.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »