13/05/2021 às 16h09min - Atualizada em 13/05/2021 às 16h09min

Quais são os passaportes mais valiosos do mundo?

FONTE: Assessoria de imprensa da Aquila Company / MGA Press
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google

Para quem pensa que viajar para onde quiser, sem depender de vistos e nenhum tipo de burocracia é algo impossível, precisa conhecer os melhores passaportes do mundo
 
Existe algo que qualquer viajante não gosta nem um pouco é, com certeza, passar pelos perrengues ao solicitar um visto de entrada em um novo país, esbarrar em regras diplomáticas ou ainda descobrir novos critérios das autoridades de imigração. Entretanto, isso praticamente não ocorre com quem possui um dos passaportes mais valiosos do mundo.
Acontece que quando você possui em mãos um documento forte como esse, você garante algumas vantagens tais como ser dispensado da necessidade de obtenção de visto, obter o visto por meio de requerimento eletrônico pela internet (eTA), conseguir o visto on arrival (aquele no qual o visitante solicita, paga e recebe a permissão já no aeroporto de destino), facilidade na hora de morar em algum país para obter o visto residente legal, pegar menos filas na imigração e, ainda, dificilmente terá seu ingresso negado por ser um risco potencial de imigrante ilegal ou por questões de reciprocidade entre países.
Entretanto, a força desses documentos pode variar de um lugar para outro. Um dos casos mais famosos de passaportes mais valiosos do mundo é o protagonismo europeu.

O Passport Index realiza há 16 anos uma listagem com os passaportes mais valiosos do mundo. Eles prometem ser a ferramenta mais completa e atualizada sobre informação de necessidade de visto para entrar em qualquer país. Com o objetivo de ajudar os viajantes a classificar os países pela forma como podem, livremente, viajar pelo mundo sem a necessidade de um visto.
"Esta ferramenta é preciosa para as pessoas que viajam muito, seja em lazer ou em trabalho. Se tem a possibilidade de poder contar com um passaporte forte, que lhe proporcione entrada fácil em muitos países, não deixe de lado essa oportunidade", comenta Bianca Baril, Diretora Executiva da Aquila Company, consultoria migratória.
O site divide os países por grupos de passaportes. De acordo com o sistema implementado, os passaportes são classificados por pontos, pontos esses que se conseguem pela acumulação dos países a que o documento dá acesso sem ser necessário um visto. Quando é feito o somatório chega-se ao Visa Free Score. Quanto mais alto for, mais poderoso é o passaporte.

 
Passaportes mais valiosos do mundo

Em 2021 não foi diferente. O site realizou a classificação global de poder dos passaportes do mundo, classificados de acordo com a sua pontuação total de mobilidade. E você pode conferir o ranking abaixo:
 
PRIMEIROS LUGARES (Pontuação de mobilidade 134):
Alemanha
Isento de visto: 99
Visto na chegada: 35
Visto necessário: 64

Finlândia
Isento de visto: 98
Visto na chegada: 36
Visto necessário: 64

Espanha
Isento de visto: 98
Visto na chegada: 36
Visto necessário: 64

SEGUNDOS LUGARES (Pontuação de mobilidade 133):
Suécia
Isento de visto: 99
Visto na chegada: 34
Visto necessário: 65

Bélgica
Isento de visto: 99
Visto na chegada: 34
Visto necessário: 65

Áustria
Isento de visto: 98
Visto na chegada: 35
Visto necessário: 65

TERCEIROS LUGARES (Pontuação de mobilidade 132):
Dinamarca
Isento de visto: 99
Visto na chegada: 33
Visto necessário: 66

Países Baixos
Isento de visto: 98
Visto na chegada: 34
Visto necessário: 66

França
Isento de visto: 98
Visto na chegada: 34
Visto necessário: 66

Que posição ocupa o Brasil?
Em 2021, o país ocupa a 18ª posição no ranking geral, sendo a segunda melhor colocação na América Latina, uma vez que fica atrás somente do Uruguai.
Pontuação de mobilidade 132
Isento de visto: 62
Visto na chegada: 39
Visto necessário: 97

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp