Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
28/11/2023 às 15h49min - Atualizada em 28/11/2023 às 15h49min

+ DO TURISMO – 28/11

São Sebastião é referência no Brasil em avistamento sustentável de baleias
 
Município ganhou Prêmio Braztoa na categoria Gestão/Governança pelos resultados conquistados
 
Entre os fascínios da vida marinha, o avistamento de baleias é considerado uma das experiências mais emocionantes para o turista. Impossível não se render a gigantes do mar como as jubartes, que de maio a agosto passam pelo Litoral Norte em busca de águas mais quentes para se reproduzirem. A temporada deste ano terminou com o recorde de 740 baleias vistas no Canal de São Sebastião. E o melhor: uma atração turística cuja sustentabilidade acaba de ser atestada pela Braztoa, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.
 
A Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião acaba de ganhar o Prêmio Braztoa na categoria Gestão/Governança pelos excelentes resultados conquistados na promoção da conservação marinha e do turismo sustentável ao adotar práticas responsáveis, incluir educação ambiental e firmar parcerias com entidades renomadas, como o Instituto Baleia Jubarte. “Trabalhamos em todas as frentes deste projeto: ambiental, social, cultural, econômico e educacional em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 estabelecidos pela Organização das Nações Unidas”, comemora Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo.
Ela ressalta que a implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias como uma atividade sustentável destacou o potencial econômico da atividade em São Sebastião. “E isso não apenas aumentou o turismo na região, mas também serviu como exemplo de como o turismo pode ser desenvolvido de forma responsável e sustentável.”
 
O avistamento de baleia é uma atividade turística relativamente recente em São Sebastião. Começou em 2018 quando, com os primeiros avistamentos de populares, a cidade iniciou estudos e tratativas com o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista. E a atividade cresceu em número de animais observados, na importância enquanto atividade econômica e em sustentabilidade.
 
Na temporada 2023, a Secretaria de Turismo assinou termo de cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que incluiu a destinação de espaço para educação ambiental, exposição sobre cetáceos e informações de avistamento em funcionamento o ano todo no Centro de Informações Turísticas, o CIT, da Rua da Praia. Uma das ações para despertar o interesse do turista a voltar na próxima temporada de avistamento de baleias foi a inauguração de uma escultura de cauda de baleia de 4 metros de envergadura e 2,5 metros de altura em frente do CIT. “Quem nos visitar e ver a exposição em qualquer período do ano, provavelmente vai querer voltar na temporada de avistamento de 2024. E o mais importante: de maneira responsável e sustentável”, acrescenta Adriana.
 
REGRAS - Na temporada de avistamento de baleias, os turistas saem ao mar do centro de São Sebastião, do píer da Rua da Praia, em embarcações previamente cadastradas e com toda tripulação capacitada para cumprir todas as normas de avistagem, que determina como proceder na aproximação de cetáceos, e com a presença de um representante do Projeto Baleia Jubarte para uma palestra de conhecimento.
Há regras como o máximo de duas embarcações por cada grupo de baleias, limite de aproximação de 100 metros dos animais, motor no neutro e permanecer no local por no máximo meia hora. Ainda em 2023, a Secretaria de Turismo realizou campanha com pescadores e workshop de desmalhe de baleias, dentro outras ações visando a preservação ambiental.
 
Mais informações sobre o turismo de São Sebastião em @turismosaosebastiao.
 
FONTE: Ieda Lettera Comunicação - [email protected] - FOTO: Reprodução São Sebastião
 
 
 
 
Mais uma edição do Connection Experience vem aí!
 
Evento terá continuidade do tema Terroirs do Brasil, de 16 a 18 de maio de 2024
 
A nova data do Connection Experience foi lançada durante o Festuris. O evento, que foi um grande sucesso em maio de 2023, volta ao mesmo cenário - Rua Coberta e Palácio dos Festivais - entre os dias 16 e 18 de maio de 2024.
Com a proposta de conectar o turismo com outros setores do Brasil e do exterior por meio das experiências sensoriais e produtos de origem, o Connection terá a segunda edição do tema Terroirs do Brasil.
“Esse mote é riquíssimo em conteúdo e experiências, temos muito mais a explorar, por isso essa segunda edição será mais um grande evento, certamente”, adianta Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi & Zorzanello, realizadora do evento.
O Connection vai apresentar outras singularidades de cada região do Brasil, e contar com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. O Sebrae RS é correalizador de mais esta edição. Mais informações no site www.connectionexperience.com.br e nas redes sociais Connection_Experience.
 
FONTE: Laura Gallas - [email protected] - FOTO: Rafael Cavalli

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.